quarta-feira, 6 de novembro de 2019



Megaleilão do pré-sal
O governo faz hoje o megaleilão do pré-sal. A expectativa é arrecadar R$ 106,5 bilhões com os quatro campos de petróleo. 14 empresas foram habilitadas para participar, mas duas anunciaram que decidiram ficar de fora. Com os recursos, o rombo nas contas públicas de 2019 pode ser o menor em 5 anos. A produção pode dobrar.

Preço de emissão de passaporte deve 
cair com fim de monopólio, diz ministro
O ministro Jorge Oliveira, da Secretaria Geral da Presidência, disse que as tarifas para emissão de passaporte serão reduzidas em virtude da quebra do monopólio da Casa da Moeda, que possibilitará a realização de concorrência no setor. Oliveira, no entanto, não detalhou a expectativa de economia com a redução do preço emissão de passaporte. Segundo o ministro, o processo será conduzido pela Receita Federal.
A Casa da Moeda realiza a emissão de moedas metálicas, cédulas, passaportes e selos, e a quebra de monopólio da Casa da Moeda foi uma das medidas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta terça-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto em comemoração aos 300 dias de governo. A estatal faz parte da lista de empresas passíveis de privatização para até 2022.

Mourão vai à posse de Alberto Fernandéz
O vice-presidente Hamilton Mourão será o representante do governo brasileiro na posse do presidente eleito na Argentina, Alberto Fernandéz, diz o jornal argentino El Clárin. A informação foi repassada por assessor do Palácio do Planalto a um integrante da comitiva de Fernandéz, que está em viagem ao México. A posse está marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires. O presidente Jair Bolsonaro, ao saber o resultado da eleição, não cumprimentou a vitória e disse que a “Argentina escolheu mal”. Mourão, que era o presidente em exercício na data, disse que não iria “atravessar o samba” e cumprimentar Fernandéz, pois caberia a Bolsonaro decidir - o presidente apoiava a reeleição do presidente Mauricio Macri. Oficialmente, a presença de Mourão não foi confirmada pelos dois governos.

Noite violenta em La Paz 
deixa oito feridos em protestos
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e várias foram presas durante confrontos entre manifestantes pró e contra o presidente boliviano, Evo Morales, na noite desta terça-feira (5), segundo a imprensa local. A polícia interveio e, usando gás lacrimogêneo, dispersou o movimento de médicos e universitários que pediam a renúncia do presidente e tentavam entrar na praça Murillo, onde está localizada a sede do governo. De acordo com o jornal La Razón, o confronto durou mais de três horas. Seis universitários ficaram feridos, incluindo dois com traumatismo craniano. De acordo com o relatório médico do Seguro Social Universitário, todos estão estáveis e fora de perigo. Os protestos contra as eleições de 20 de outubro, que deram vitória para Morales, estão na terceira semana.

Presidente do Chile diz que não renuncia 
e que pode discutir mudanças na Constituição
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, garantiu que não vai renunciar, apesar dos pedidos de manifestantes, e disse que está disposto discutir mudanças na Constituição.
"Estamos dispostos a discutir sobre tudo, incluindo uma reforma na Constituição", afirmou Piñera em entrevista à BBC publicada nesta terça-feira (5). O presidente chileno defendeu a sua decisão de decretar estado de emergência e assegurou que os casos de abuso de força, assim como os casos de incêndio e depredação promovidos por manifestantes, serão investigados e punidos.

Futebol
Campeonato Brasileiro
19h30: Corinthians x Fortaleza
20 horas: Atlético-MG x Goiás
21 horas: Avaí x Santos
21h30: Vasco x Palmeiras
21h30: Bahia x Chapecoense
21h30: Athletico-PR x Cruzeiro
Copa do Mundo Sub-17
20 horas: Brasil x Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário