quarta-feira, 13 de novembro de 2019



Encontro dos Brics
O presidente Jair Bolsonaro se reunirá a partir de hoje em Brasília com os líderes do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na pauta da cúpula, o futuro do bloco, as crises na América Latina, os protestos em Hong Kong e na Caxemira, e as mudanças climáticas. A programação vai até amanhã, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Além de Bolsonaro, participarão do encontro Vladimir Putin, presidente da Rússia; Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia; Xi Jinping, presidente da China; e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.
Bolsonaro também terá reuniões separadas com cada chefe de Estado ou de governo do bloco. Às 11 horas, por exemplo, agenda prevê encontro bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping. Depois, a reunião será com o presidente da Índia, Narendra Modi.

Crise na Bolívia
A senadora de oposição ao ex-presidente Evo Morales, Jeanine Áñez, se declarou presidente interina da Bolívia. "Assumo de imediato a presidência e me comprometo a tomar todas as medidas necessárias para pacificar o país", disse ela no Senado, que teria uma sessão para discutir a sucessão, mas que acabou não ocorrendo por falta de quórum.
Áñez prometeu organizar novas eleições "o mais rápido possível", seguindo recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA). Pouco depois do anúncio, o Tribunal Constitucional da Bolívia reconheceu o ato da senadora.
Evo Morales, que renunciou foi para o México, publicou mensagem nas redes sociais em que repudia a proclamação de Áñez. "Está consumado o golpe mais ardiloso e nefasto da história", tuitou.

Crédito tem maior crescimento desde 2012
O crédito concedido a pessoas físicas no Brasil alcançou o maior ritmo de crescimento em sete anos. Em um cenário de fragilidade da atividade econômica e do mercado de trabalho, o aumento da tomada de empréstimos tem representado algum estímulo para o consumo das famílias.
Neste ano, em termos reais (quando se desconta a inflação), a concessão de crédito livre para a pessoa física subiu cerca de 11% entre janeiro e setembro. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) com base nos dados do Banco Central. É o melhor resultado para o período desde 2012 - os dados de crédito só começaram ser computados pelo BC em março de 2011.

Justiça proíbe BMG de realizar operações
de cartão consignado via telefone
A Justiça Estadual de Minas Gerais determinou que o Banco BMG se abstenha de creditar qualquer valor, sem a devida anuência do consumidor, em conta corrente ou poupança. Foi decidido, ainda, que o banco não realize qualquer operação vinculada à cartão de crédito consignado via telefone. Com isso, o saque deve ocorrer presencialmente em caixa eletrônico, mediante o desbloqueio e o uso de senha após o recebimento do cartão plástico e do contrato do cartão de crédito consignado, devidamente assinado.
Se não cumprir essas determinações, o banco estará sujeito a pagar uma multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 500 mil. A alegação é de que a realização da operação de 'tele saque' vinculada a cartão de crédito consignado, "sem a devida anuência e informação aos consumidores", se traduz em "notória abusividade na prestação de serviços".
Procurada, a assessoria do BMG afirmou em nota que a instituição "não foi citada" e desconhece "qualquer decisão realizada pela Justiça de Minas Gerais".

Futebol
Campeonato Brasileiro
21h30: Flamengo x Vasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário