quinta-feira, 14 de novembro de 2019



Bolsonaro e Putin
Líderes políticos de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúnem em Brasília para a 11ª Cúpula dos Brics. O encontro acontece no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Pela manhã, os cinco participam de duas sessões: uma fechada e outra aberta, com transmissão.
No final da tarde, Jair Bolsonaro receberá os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Ontem, Jair Bolsonaro se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Brasil e China assinaram protocolos para ampliar a cooperação e os investimentos.

PIS-Pasep
Começa a ser pago hoje o abono salarial PIS do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos, para quem tem final da inscrição 4. O valor do abono varia de R$ 84 a R$ 998, dependendo do período trabalhado.

Bolívia: Ferido por bala em protesto
é argentino guerrilheiro das Farc
A polícia de Santa Cruz, na Bolívia, identificou nesta quarta-feira (13) uma pessoa que foi ferida por arma de fogo durante as manifestações no país como um argentino paramilitar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Facundo Molares Schoenfeld, conhecido nas Farc como Camilo, está internado em coma induzido em um hospital desde segunda-feira (11), segundo a polícia, após ter sido ferido em um choque entre apoiadores do Movimento ao Socialismo, do ex-presidente Evo Morales, e opositores de Morales, na localidade de Montero.
Molares não havia sido identificado inicialmente por estar sem documentos. A polícia teria então chegado à sua identidade por meio de mensagens em seu celular e quando os seus pais chegaram da Argentina para visitá-lo. "Trata-se de um argentino pertencente às Farc, que estaria na qualidade de instrutor na área", afirmou Miguel Ángel Mercado, comandante departamental da polícia de Santa Cruz, segundo o Infobae.

Toffoli ganha acesso a dados
sigilosos de 600 mil pessoas
O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), passou a ver dados sigilosos de quase 600 mil pessoas, incluindo empresários e autoridades brasileiras. O Banco Central liberou o acesso depois que ele pediu cópia de todos os relatórios de inteligência financeira produzidos pelo antigo Coaf durante os últimos três anos. A justificativa de Toffoli é entender o procedimento de elaboração e tramitação das informações. A iniciativa do ministro, segundo a Folha de S. Paulo, gerou apreensão no governo, já que há integrantes da família Bolsonaro citados nesses documentos. A Procuradoria-Geral da República estuda medidas contra a determinação.

Presidente interina da Bolívia
nomeia os primeiros 11 ministros
presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, designou na quarta-feira, 13, seus primeiros 11 ministros, de um total de 20, um dia após se declarar no poder depois da renúncia de Evo Morales, que aceitou a oferta de asilo político do México.
Na nova equipe se destacam a acadêmica e diplomata Karen Longari como chanceler e o senador de direita Arturo Murillo como ministro do Interior.
"Vamos à caça de Juan Ramón Quintana (ministro da Presidência de Evo), porque é um animal que se alimenta de sangue", disse Murillo após tomar posse. Quintana é acusado de ser o "cérebro" das ações contra a oposição.
Jeanine afirmou, por sua vez, que "o trabalho principal da nossa administração será restabelecer a paz social". A onda de protestos contra e pró-Evo já deixou 10 mortos e 400 feridos na Bolívia, segundo números oficiais.

Futebol
Copa do Mundo Sub-17 - Semifinal
20 horas: França x Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário