sexta-feira, 25 de outubro de 2019



Vice-presidente e o desastre nas praias
O vive-presidente Hamilton Mourão disse que o Brasil vai descobrir o responsável pelo vazamento de óleo que chegou às praias do Nordeste. Ele disse que estão envolvidos na investigação a Marinha, a Interpol e autoridades marítimas internacionais. Segundo ele, há apoio de outros países e estão sendo verificados dados de satélites. "E um trabalho de paciência", afirmou.

Governo lança site com informações sobre manchas de óleo no Nordeste
O governo federal decidiu criar um site para divulgar informações sobre o desastre com petróleo cru no litoral do Nordeste. A página traz dados sobre as ações do governo sobre o caso, resultados de ações, equipes envolvidas e possíveis causas do derramamento. Internamente, a avaliação é que a área de comunicação sobre a tragédia está desarticulada e precisa centralizar as divulgações. Na prática, todos os dados incluídos no portal já são de conhecimento público.

Bolsonaro na China
O presidente Jair Bolsonaro chamou de "atos terroristas" os protestos que têm ocorrido no Chile, que começaram na semana passada e já deixaram 18 mortos e 535 feridos, além de 2.410 detidos.
Bolsonaro afirmou também que as tropas brasileiras tem de estar preparadas para fazer a manutenção da lei e da ordem no Brasil. No Chile, o presidente Sebastian Piñera mobilizou as Forças Armadas para reprimir as manifestações.
"Praticamente todos os países da América do Sul tiveram problemas. O do Chile foi gravíssimo. Aquilo não é manifestação, nem reivindicação. Aquilo são atos terroristas. Tenho conversado com a Defesa nesse sentido. A tropa tem que estar preparada porque ao ser acionada por um dos três Poderes, de acordo com o artigo 142, estarmos em condição de fazer manutenção da lei e da ordem", afirmou o presidente na noite da quinta-feira (24), em Pequim.
Bolsonaro segue em Pequim em busca de investimentos dos chineses no Brasil. Hoje, ele se encontra com presidente Xi Jinping no Grande Palácio do Povo. À noite (horário de Brasília), ele embarca para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Marcos Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, condenado no esquema do “mensalão”, apontou o ex-presidente Lula como um dos mandantes do assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP). A informação é da Veja e foi publicada nesta sexta-feira (25). Em depoimento ao Ministério Público de São Paulo, Valério informou que o empresário Ronan Maria Pinto - que participava de esquema de propina na prefeitura -, ameaçou envolver a cúpula do Palácio do Planalto na morte de Celso Daniel.
Segundo a reportagem, o promotor Roberto Wider quis saber de Valério se ele conversou com Lula sobre esse episódio. “Eu virei para o presidente e falei assim: ‘Resolvi, presidente’. Ele falou assim: ‘Ótimo, graças a Deus’". Ronan, diz a revista, ainda teria dito a Valério que "não ia 'pagar o pato' sozinho e que iria citar o presidente Lula como 'mandante da morte' do prefeito de Santo André".

Evo reeleito
A apuração voto a voto da eleição presidencial da Bolívia chegou ao fim e indica que o atual presidente, Evo Morales, foi reeleito no primeiro turno. Apesar disso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União Europeia pedem a organização do segundo turno.
Com 99,99% das urnas apuradas, o órgão responsável por computar os votos apontava o seguinte resultado:
Evo Morales: 47,07% dos votos
Carlos Mesa: 36,51%
Chi Hyun Chung: 8,78%
Demais candidatos: não atingiram 5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário