segunda-feira, 21 de outubro de 2019



Sergio Souza, relator da CPI dos fundos de pensão, é alvo de operação da PF
O deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) é alvo de mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (21). De acordo com o portal G1, os mandados são cumpridos em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a ação da PF. A investigação apura se houve pagamento de propina a Sergio Souza, à época relator da CPI na Câmara, para não incluir o presidente do Postalis e do Petros na CPI da Câmara dos Deputados que apurava o desvio de recursos.

Morre o 4º bombeiro que combateu incêndio no Rio
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmou a morte do 4º militar que trabalhou no combate ao incêndio da boate Quatro por Quatro, na última sexta-feira, 18, no Centro do Rio. O 1º sargento Rafael Magalhães Frauches Alves estava internado no Hospital Central Aristarcho Pessoa, em estado grave, e morreu na madrugada deste domingo, 20. Antes do sargento Rafael, outros três bombeiros já haviam falecido: os cabos Klerton Gonçalves de Araújo e José Pereira de Sá Neto e o 2º sargento Geraldo Alves Ribeiro. Os três que foram sepultados neste sábado, 19, com honras militares.

Desabamento de prédio em Fortaleza
O Corpo de Bombeiros resgatou neste sábado (19) o corpo da síndica Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, a nona e última vítima do desabamento do Edifício Andréa, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Após a localização do corpo, os bombeiros encerraram a operação de buscas. "Em nome do Corpo de Bombeiros e da sociedade cearense, que sabemos que estava consternada, declaramos, agora, oficialmente encerradas as buscas", afirmou o coronel Luís Holanda, que comandou o resgate por mais de cem horas. O prédio desabou na terça-feia, 15.

Apuração na Bolívia indica segundo turno entre Morales e Mesa
Com 83% das urnas apuradas, as eleições bolivianas deverão ter segundo turno entre o presidente Evo Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS) e o ex-presidente Carlos Mesa, da Comunidade Cidadã (CC). Morales liderava a apuração parcial com 45,28% dos votos, seguido por Mesa, com 38,16%. O terceiro colocado na votação é Chi Hyun Chung, do Partido Democrata Cristão (PDC com 8,77% dos votos.
A legislação eleitoral do país determina que um candidato só leva a presidência em primeiro turno se obtiver 50% dos votos mais um, ou se conquistar pelo menos 40% dos votos e se firmar a uma distância de 10 pontos percentuais do segundo colocado. Se confirmado, o segundo turno está previsto para o mês de dezembro, mas ainda sem data definida.

Protestos no Chile são os mais violentos desde a redemocratização
Confrontos violentos entre a polícia do Chile e manifestantes voltaram a eclodir neste domingo, 20, em vários pontos de Santiago, em meio à explosão social que levou o governo de Sebastián Piñera a enviar militares às ruas. Autoridades decretaram toque de recolher no país pelo segundo dia, adiantando o início da medida para as 19h (18h em Brasília), em meio ao "estado de emergência" em cinco regiões do país.
Ao menos 7 pessoas morreram e 1.462 foram detidas nas manifestações, as mais violentas desde o retorno da democracia após o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
Neste domingo, um novo "panelaço" se transformou novamente em enfrentamentos com as forças especiais da polícia e militares, que repeliram os ataques com bombas de gás lacrimogêneo e jatos d’água.

O adiamento do Brexit para 2020
No sábado (19), o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi obrigado a pedir à União Europeia um novo adiamento - para o fim de janeiro de 2020 - da saída do Reino Unido do bloco, prevista para o dia 31, após sofrer um duro revés no Parlamento. Os deputados britânicos decidiram adiar sua decisão sobre o novo acordo do Brexit, mudando os planos do governo de realizar a separação até o fim do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário