terça-feira, 22 de outubro de 2019



Caminhoneiros pressionam STF para manter prisão em 2.ª instância
Desde a última semana, quando começou o julgamento, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm recebido pressões para manter a prisão após condenação em segunda instância. Um recado mais forte vem de grupos de caminhoneiros pelas redes sociais, que ameaçam nova paralisação. Gabinetes dos ministros não param de receber mensagens e ligações - o ministro Luís Roberto Barroso recebeu 2 mil telefonemas e 4,5 mil e-mails na semana passada. Os ministros do STF voltam a analisar a questão na quarta-feira (23). Dados do Conselho Nacional de Justiça estimam que, se o entendimento for alterado, 4.895 presos serão beneficiados - entre eles presos na operação Lava Jato.

Governo envia Exército e ministros para verificar manchas de óleo no Nordeste
O governo de Jair Bolsonaro convocou 5 mil militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada no Recife, para atuar na limpeza das manchas de óleo que atinge todo o Nordeste. Nesta terça-feira (22), três ministros chegam à capital pernambucana para avaliar o vazamento de óleo que chegou a 201 praias em noves estados. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, postou nas rede sociais a operação de limpeza logo nas primeiras hora do dia. Já o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, têm agenda com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Na segunda-feira (21), a Justiça Federal deu 24 horas para que a União e o Ibama adotassem providências para conter as manchas de óleo.

Moro comemora redução de homicídios: “Cairão mais se não afrouxarmos a lei”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou nesta terça-feira (22), pelas redes sociais, a redução no número de homicídios no Brasil. No Twitter, Moro ressaltou a importância das leis contra a impunidade.
De janeiro a agosto de 2019, o número de homicídios caiu 7.900 em relação ao mesmo período de 2018.



Bolsonaro quer que Eduardo desista de embaixada e fique no Brasil para “catar cacos” do PSL
Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (21), no Japão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que seu filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro, deve ficar no Brasil para ajudar a pacificar a crise interna no PSL, abrindo mão de seua indicação à embaixada brasileira nos EUA. Aos jornalistas, o presidente afirmou que “no meu entender, [o mais estratégico] é ele ficar no Brasil, até para pacificar o partido e ver o que pode catar de caco, porque teve gente que foi para o excesso. É igual um casal, chega um ponto de um problema que não tem mais retorno por parte de alguns".

Caixa antecipa FGTS a todos trabalhadores
A Caixa Econômica Federal informou que antecipará, para 2019, os pagamentos a todos os trabalhadores do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os saques dizem respeito a contas ativas e inativas do fundo, limitados a até R$ 500 por conta. Para quem possui conta de poupança na Caixa, os valores são depositados automaticamente. Estes valores já foram depositados até o dia 9 de outubro. Para quem não possui conta na Caixa, os saques podem ser feitos pelos canais de atendimento do banco (lotéricas, agências, caixas de autoatendimento e correspondentes bancários). Neste caso, os pagamentos começaram em 18 de outubro para os brasileiros com data de aniversário em janeiro. Quem optar pela transferência de recursos para outros bancos não precisará pagar nenhuma taxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário