quarta-feira, 25 de setembro de 2019




PSL vai ao STF contra vetos à Lei de Abuso de Autoridade
O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra os vetos do Congresso Nacional à Lei de Abuso de Autoridade. Na noite de terça-feira (24), 18 dos 33 trechos vetados pelo presidente foram derrubados em sessão conjunta entre deputados e senadores – os outros 15 pontos passam a ser considerados crimes. A sigla promete ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), sob a justificativa de que o abuso de autoridade "coloca em risco a segurança de delegados e policias; e a autoridade dos juízes de 1ª e 2ª instância, que correm o risco de serem punidos ao decretar uma prisão que seja entendida como "irregular" pelos Tribunais", entre outras.

Alcolumbre diz que vota sim e na hora vota não
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), votou para derrubar todos os vetos do presidente Jair Bolsonaro que proibiram a franquia gratuita de bagagem em voos domésticos. Os itens foram vetados pelo Planalto com a justificativa de que a franquia mínima afasta o interesse de empresas estrangeiras em investirem no setor. A sessão do Congresso foi encerrada sem a votação em separado do veto, mas será retomada nesta quarta-feira, 25.
Mais cedo, Alcolumbre havia defendido manter o veto de Bolsonaro que proibiu a bagagem gratuita. "Eu acho que tem que manter o veto", declarou. No entanto, o voto de Alcolumbre foi fotografado pelo Estadão enquanto o presidente do Senado registrava seu posicionamento na cédula durante a sessão do Congresso.

Senado sabatina Aras
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina hoje o subprocurador-geral da República Augusto Arasescolhido por Jair Bolsonaro para substituir Raquel Dodge à frente da Procuradoria Geral da República (PGR).
A previsão é que a sabatina, marcada para começar às 10h, seja longa e termine no meio da tarde. A indicação será votada pela CCJ após a sabatina e, depois disso, seguirá para o plenário principal do Senado, que tem a palavra final.

Supremo
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar se réus delatores e delatados devem apresentar alegações finais (última fase de manifestação) em momentos diferentes nos processos criminais em que houver delação premiada.
tese pode anular sentenças da Lava Jato. Essa questão processual levou à anulação da primeira sentença do ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato, a que condenou o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine a 11 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.
A decisão vale para o caso de Bendine, ou seja, não tem aplicação automática para outros semelhantes. Mas cria uma jurisprudência, uma interpretação, sobre o assunto no STF. Esse entendimento serve para orientar tribunais do país sobre que caminho seguir.

Pensão para amantes
STF também julga nesta quarta-feira se amantes têm direito a parte de pensão por morte a ser dividida com a viúva ou o viúvo. O Supremo vai analisar um recurso com repercussão geral, ou seja, a decisão tomada valerá para todos os casos semelhantes nas demais instâncias do país.

Instagram e Facebook passam a banir posts com dietas “milagrosas”
Desde a semana passada, o Instagram e o Facebook estão mais rigorosos em relação a publicações de produtos para perda de peso e alguns procedimentos estéticos promovidos com ofertas comerciais. Com a mudança, as publicações desse tipo serão restritas a maiores de 18 anos. Já os posts que prometem resultados milagrosos, como produtos de dieta ou redução de peso, serão removidos das redes.
A professora de mídia digital da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, Ysabel Gerrard explica que “a nova política do Instagram visa especificamente proteger as pessoas cujos corpos ainda estão em desenvolvimento e uma maior probabilidade de futuramente sofrer de distúrbios alimentares”

Futebol
O Corinthians define seu rumo na Copa Sul-Americana, ao enfrentar o Independiente Del Valle, em Quito, no Equador, a partir das 21h30. Para ir à final, o time brasileiro precisa vencer por três gols de diferença ou por dois gols de diferença desde que faça no mínimo três gols. Se vencer por 2 a 0, o classificado será conhecidos nos pênaltis. A equipe equatoriana avança se pelo menos empatar ou perder por um gol de diferença.
Campeonato Brasileiro
19h30: Ceará x Cruzeiro
21h30: São Paulo x Goiás
21h30: Flamengo x Internacional
21h30: Bahia x Botafogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário