terça-feira, 6 de agosto de 2019






Reforma da Previdência
A Câmara dos Deputados deve retomar a discussão e a votação da proposta de reforma da Previdência. Em julho, os parlamentares aprovaram o texto em primeiro turno, por 379 votos a 131. Agora, iniciarão a votação da proposta em segundo turno.
Por ser uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o texto só será aprovado se tiver os votos favoráveis de pelo menos três quintos dos parlamentares, portanto, 308 dos 513 deputados. Se aprovada, a reforma seguirá para o Senado.
Antes, pela manhã, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, recebe líderes partidários para costurar acordo antes da sessão.

Reforma tributária
Governadores de todo o país e do Distrito Federal se reúnem em Brasília para discutir a reforma tributária, assunto que vai movimentar o Congresso neste segundo semestre. 

FGTS como garantia
A partir do ano que vem, o trabalhador que aderir ao saque-aniversário das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá usar os recursos recebidos anualmente como garantia em empréstimos. O governo espera que R$ 150 bilhões em financiamentos sejam concedidos nessa modalidade nos próximos dois anos. Mas será que vale a pena tomar esse crédito? Especialistas respondem.

Palocci vai para o regime aberto
O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, autorizou a progressão de pena do ex-ministro delator Antonio Palocci para o regime aberto. Segundo a decisão, ele permanecerá com tornozeleira eletrônica. Também está imposto o recolhimento domiciliar noturno, de segunda a sexta, e integral aos sábados e domingos. O ex-ministro dos governos Lula e Dilma foi preso em 26 de setembro de 2016. Após firmar a delação premiada com a Lava Jato, homologada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ele migrou para o semiaberto em 29 de novembro de 2018.

Sanções à Venezuela
O governo dos Estados Unidos irá anunciar hoje sanções econômicas totais contra o governo da Venezuela. Todos os bens do governo venezuelano nos EUA foram congelados e transações foram proibidas. Segundo 'Wall Street Journal', é a primeira medida americana do tipo em mais de 30 anos, e apenas Cuba, Coreia do Norte, Irã e Síria sofrem restrições tão pesadas atualmente. A medida foi tomada através de uma ordem executiva assinada na noite de ontem pelo presidente Donald Trump.

Crime organizado
A Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de desarticular o núcleo financeiro de uma facção criminosa com atuação nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Acre e Roraima. Foram expedidos 55 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão, sendo que 8 deles contra pessoas que já cumprem pena. Segundo a PF, cerca de R$ 1 milhão por mês circulavam nas contas mantidas pelo núcleo.

Produção de veículos
A Anfavea faz balanço de produção de veículos em julho e apresenta estudo sobre competitividade da indústria. A produção de carros, caminhões e ônibus no Brasil subiu 2,8% no primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Mas as exportações do setor caíram 41,5% no período.
Saíram das fábricas instaladas no país um total de 1,47 milhão de automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus de janeiro a junho, contra 1,43 milhão no primeiro semestre de 2018.

Jogos Pan-Americanos

Os dois esportes que mais distribuem medalhas nos Jogos Pan-Americanos terão início nesta terça-feira. Embora a natação já tenha começado com a prova de águas abertas, e o atletismo teve a maratona e a marcha, as duas modalidades vão ter as primeiras medalhas entregues no local oficial de seus eventos: pista e piscina. E o Brasil tem ótimas possibilidades. Além disso, há a primeira rodada do basquete feminino, com o Brasil começando contra o Canadá, e mais decisões no tênis de mesa, com as disputas por medalhas nas duplas masculina e feminina. Ontem, os mesa-tenistas Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi perderam a final para os canadenses e ficaram com a medalha de prata nas duplas mistas.

Coreia do Norte dispara novos projéteis não identificados
A Coreia do Norte disparou dois projéteis não identificados da província de Hwanghae Sul em direção ao Mar do Japão na manhã de terça-feira, 6, (noite de segunda-feira no Brasil) disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando o alto comando militar da Coreia do Sul. Nos últimos dias, a Coreia do Norte já fez três lançamentos de mísseis balísticos de curto alcance.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano divulgou um comunicado denunciando Seul e Washington pelo início de treinamento militar conjunto nesta segunda-feira. O comunicado diz que os exercícios deixam o Norte "obrigados a desenvolver, testar e implementar os meios físicos poderosos essenciais para a defesa nacional". A Coreia do Norte "permanece inalterada em nossa posição para resolver os problemas por meio do diálogo", disse o comunicado, mas "seremos forçados a buscar um novo caminho, como já indicamos", se os dois países continuarem com "movimentos militares hostis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário