quinta-feira, 8 de agosto de 2019






PLANO DIRETOR
O prefeito Nelson Marchezan Júnior assina, nesta quinta-feira, 8, Memorando de Entendimentos que viabilizará cooperação técnica com a ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, com apoio do Pacto Alegre. O ato ocorrerá às 16h30, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico). A assinatura do documento é um marco de cooperação em que o Município de Porto Alegre e a ONU-Habitat, com a colaboração do Pacto Alegre, identificarão mecanismos de atuação conjunta no processo de revisão do Plano Diretor, a partir do compartilhamento de melhores práticas e conhecimentos dos princípios das agendas internacionais para o desenvolvimento urbano sustentável.

PORTO ALEGRE EM CENA
A partir desta quinta-feira, 8, estará disponível ao público a programação da 26ª edição do Porto Alegre Em Cena. O festival acontece de 10 a 23 de setembro e vai apresentar espetáculos de teatro, música, dança e circo, nos principais palcos da cidade. O lançamento acontece no Centro Municipal de Cultura, às 19h30. O 26º Porto Alegre em Cena é uma realização do Governo Federal, pela Secretaria Especial da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. É apresentado pela Braskem e pelo Banco Itaú e conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural do Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio. O apoio institucional é de Grupo RBS e TVE FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

ÁGUA
A penúltima etapa de desativação da rede antiga e interligação da nova rede de água no bairro Santa Maria Goretti, Zona Norte, será nesta quinta-feira, 8, a partir das 9h, na rua São Nicolau, esquina rua Rio São Gonçalo, e Rio São Gonçalo, esquina Visconde de Pelotas. Já a última etapa está programada para a próxima terça-feira, 13. O abastecimento deverá normalizar à noite, podendo demorar mais nas pontas da rede distribuidora. Após a normalização do abastecimento, no bairro Santa Maria Goretti, se algum imóvel ainda estiver sem água, o responsável deverá ligar 156, opção 2, para solicitar que o seu ramal predial seja ligado à rede nova. Se chover, o serviço será transferido para outra data. 

SAÚDE MÓVEL
A Unidade Móvel de Saúde (UMS) leva atendimento, neste mês de agosto, a comunidades de cinco diferentes locais da Capital: Vila Dique, estrada dos Quirinas, Loteamento Santa Terezinha, Fundação Pão dos Pobres e bairro Lageado. O atendimento ocorre sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h e é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Nas quintas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29, a unidade estará estacionada na Vila Dique, ofertando exames preventivos, encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e teste de gravidez. A programação está sujeita a alterações, conforme as condições do tempo. 

DIA DO PEDESTRE
A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou para esta quinta-feira, 8, Dia do Pedestre, uma nova atividade de reforço à prevenção de atropelamentos na Capital. A ação, com abordagens e distribuição de material informativo, com dicas sobre uma circulação com menos riscos, acontece na Esquina Democrática, das 9h30 às 10h30. O evento está inserido no Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre EPTC, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Detran.

ALERTA
A Defesa Civil de Porto Alegre informa que, conforme acompanhamento dos prognósticos climáticos divulgados por institutos meteorológicos, poderão ocorrer rajadas de vento nesta quinta-feira, 8, das 9h às 18h, variando entre 17 e 41 quilômetros por hora, por volta das 19h. Ainda na quinta poderá ocorrer acúmulo de chuva, das 21h à meia-noite, de aproximadamente 0,5 milímetros. Ainda conforme os institutos de meteorologia, na sexta-feira, 9, não há previsão de chuvas e ventos significativos. Segundo a Defesa Civil, no caso de confirmação, os ventos fortes poderão provocar destelhamentos, quedas de árvores e galhos, danos à sinalização e corte de energia elétrica e as chuvas poderão ocasionar alagamentos e inundações. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil através do telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário