INSS lança plano para
zerar fila de espera
Funcionário terá meta de produtividade
O INSS deve apresentar até
o fim desta semana um plano detalhado de ações para tentar zerar, até o fim do
ano, a fila de espera por benefícios.
Hoje, um total de 1,3
milhão de pedidos – de aposentadoria, pensão por morte e auxílios – aguarda
reposta do órgão. Esse é o número de solicitações que não tiveram a análise
concluída no prazo regular de 45 dias. Em abril, a Gazeta do Povo revelou que
mais de 40% dos benefícios tinham análise atrasada por pendências do INSS.
A chamada Estratégia
Nacional de Atendimento Tempestivo inclui a fixação de metas de atendimento,
controle de produtividade, possibilidade de os servidores do INSS trabalharem
de forma remota (o chamado teletrabalho), além do bônus para análises extras
que os funcionários do órgão fizerem acima da meta.
Segundo o presidente do
INSS, Renato Vieira, o ponto eletrônico dos servidores será substituído pelo
controle de produtividade. “Antes, o recado era ‘fique na repartição por oito
horas’. Agora ele terá de atingir uma meta”, afirmou.
Quais serão as metas dos
funcionários do INSS
Os servidores do INSS
precisarão completar 90 pontos por mês, o que equivale à análise de cerca de
cem processos nesse período. Segundo Vieira, apenas 3,5% dos servidores do órgão
entregam esse volume de trabalho atualmente.
Quando o servidor
ultrapassar a meta, ele terá direito a um bônus a cada novo processo concluído.
O valor é de R$ 57,50 por análise finalizada. “Será um duplo incentivo: atingir
a meta e passar da meta”, afirmou.
Para os servidores que
quiserem aderir ao teletrabalho, as metas serão maiores para fazer jus ao
benefício. Eles terão uma cobrança 30% maior: terão de chegar a 117 pontos, o
que significa concluir a análise de cerca de 130 processos no mês.
Fonte: Gazeta do Povo
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