quarta-feira, 7 de agosto de 2019






INSS lança plano para zerar fila de espera

Funcionário terá meta de produtividade

O INSS deve apresentar até o fim desta semana um plano detalhado de ações para tentar zerar, até o fim do ano, a fila de espera por benefícios.

Hoje, um total de 1,3 milhão de pedidos – de aposentadoria, pensão por morte e auxílios – aguarda reposta do órgão. Esse é o número de solicitações que não tiveram a análise concluída no prazo regular de 45 dias. Em abril, a Gazeta do Povo revelou que mais de 40% dos benefícios tinham análise atrasada por pendências do INSS.

A chamada Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo inclui a fixação de metas de atendimento, controle de produtividade, possibilidade de os servidores do INSS trabalharem de forma remota (o chamado teletrabalho), além do bônus para análises extras que os funcionários do órgão fizerem acima da meta.


Segundo o presidente do INSS, Renato Vieira, o ponto eletrônico dos servidores será substituído pelo controle de produtividade. “Antes, o recado era ‘fique na repartição por oito horas’. Agora ele terá de atingir uma meta”, afirmou.


Quais serão as metas dos funcionários do INSS

Os servidores do INSS precisarão completar 90 pontos por mês, o que equivale à análise de cerca de cem processos nesse período. Segundo Vieira, apenas 3,5% dos servidores do órgão entregam esse volume de trabalho atualmente.

Quando o servidor ultrapassar a meta, ele terá direito a um bônus a cada novo processo concluído. O valor é de R$ 57,50 por análise finalizada. “Será um duplo incentivo: atingir a meta e passar da meta”, afirmou.

Para os servidores que quiserem aderir ao teletrabalho, as metas serão maiores para fazer jus ao benefício. Eles terão uma cobrança 30% maior: terão de chegar a 117 pontos, o que significa concluir a análise de cerca de 130 processos no mês.

Fonte: Gazeta do Povo

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