sexta-feira, 16 de agosto de 2019






Em setembro, três restaurantes populares 
começam a funcionar em Porto Alegre



Duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram aprovadas para implantar os novos restaurantes populares da Capital, chamados Prato Alegre. A Associação Brith Shalom, que cuidará de um restaurante na região do Centro Histórico e outro na Glória/Cruzeiro/Cristal, e a Associação Social Aliança do Rio Grande do Sul (ASA-RS), que será responsável pelo restaurante na região Nordeste/Eixo Baltazar/Norte/Noroeste, são as escolhidas.

O resultado oficial do chamamento público foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial de Porto Alegre. Os espaços devem começar a funcionar em setembro, em locais que serão definidos pelas organizações vencedoras.

"Gostaria que começassem ainda no final desse mês, mas tem a questão dos prazos. Infelizmente, a administração pública, não apenas a municipal, é muito burocrática, e tem ritos que devem ser seguidos", lamenta a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, comandante Nádia Gerhard.

Os três restaurantes Prato Alegre servirão, de segunda a sexta-feira, um total de 400 refeições diárias, de forma gratuita. Os estabelecimentos oferecerão, além de alimentação, um centro de atendimento social com serviços em saúde, educação, cultura e oficinas de capacitação para o mercado de trabalho. O repasse mensal para os restaurantes será de R$ 105.600,00.

O edital para os restaurantes populares do Prato Alegre, lançado em junho, previa a contratação de seis locais. Entretanto, a região Leste/Lomba do Pinheiro/Partenon não apresentou interessados. Os outros dois restaurantes, um na região do Centro e outro na Restinga, apresentaram interessados que, no entanto, não atenderam os pré-requisitos, entregando documentações e planos de trabalho incompletos. "Não vamos desistir dos outros três restaurantes. Assim que assinarmos o contrato dos três aprovados e dermos início às atividades, vamos fazer um novo chamamento público", garante Nádia.

Desde maio deste ano, quando foi fechado o único restaurante popular de Porto Alegre, a prefeitura, em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra), serve refeições gratuitas para a população em situação de rua cadastrada pela equipe de Assistência Social, no Ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus. O termo de cooperação com a Adra, expirado no dia 9 de agosto, foi renovado por mais dois meses. Dessa forma, as refeições seguirão sendo oferecidas no Tesourinha até a abertura dos novos restaurantes.

Fonte: Jornal do Comércio
Foto:  Marcelo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário