sexta-feira, 16 de agosto de 2019






BNDES financiou a compra de 130 jatinhos


Gustavo Montenzano, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disse que empresários tomaram financiamentos do Banco para adquirir cerca de 130 jatinhos, entre os anos de 2009 e 2013. 

- A compra dos jatinhos envolve, mais uma vez, os campeões nacionais ou os amigos do rei. Travestido de uma política econômica, o governo  pega o dinheiro do trabalhador e empresta a juro quase zero para milionários. Você tem uma crise econômica no Brasil, que está entrando em colapso, e pega o dinheiro de quem trabalha e entrega com juros baixíssimos, quase zero, para milionários, bilionários, afirmou Montezano.

Ele lembrou que ainda não sabe se os nomes das empresas que tomaram dinheiro emprestado para a compra de jatinhos será divulgado.

Jatinho de Luciano Huck
— A gente está vendo se pode divulgar os nomes dos tomadores, e os tomadores são empresas. Não são pessoas físicas. Mas, pela empresa, você consegue deduzir quem é o dono daquele jatinho — disse Montezano, que também informou que sua gestão fará a divulgação de empréstimos que financiaram obras em outros países.

— Esse é um dos capítulos mais tristes, ou seja,  a gente pegar dinheiro do trabalhador brasileiro e construir portos e rodovias em outros países — disse ele.

Na quinta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado, em uma transmissão ao vivo em redes sociais, que vai revelar quem comprou jatinhos com recursos do banco. Bolsonaro vem repetindo desde a campanha eleitoral que o BNDES tem uma “caixa-preta” que precisa ser aberta, em referência à suposta falta de transparência da instituição em governos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário