sexta-feira, 16 de agosto de 2019






Abuso de autoridade
Cinco deputados federais do partido Novo pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine à Câmara uma nova votação do projeto que pune o abuso de autoridade. A proposta, que define punições a juízes, integrantes do Ministério Público e políticos, foi aprovada e enviada para sanção presidencial.
Segundo os parlamentares, houve ilegalidade na votação na Casa porque os deputados foram impedidos de realizar votação nominal – a votação foi simbólica. Ainda não houve o sorteio que definirá o ministro relator do pedido no Supremo.

EUA x China
A disputa comercial entre China e Estados Unidos vem causando preocupações em todo o mundo desde o começo de 2018, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, fez o primeiro anuncio de tarifas impostas sobre produtos chineses. Desde então, foram feitas algumas tentativas de acordo, mas os rompimentos de tréguas com novos anúncios e ameaças de retaliações frustraram expectativas de solução.
Em agosto, as tensões pioraram após a disputa, que até então se restringiam a anúncios e ameaças de tarifas sobre produtos importados, passar para o campo cambial. Em reação a uma nova rodada de tarifas dos EUA, a China desvalorizou fortemente sua moeda, o iuan, e foi acusada de manipulação cambial.

Futebol
O técnico da seleção brasileira, Tite, convoca às 10h 23 jogadores para os amistosos contra Colômbia, dia 6 de setembro em Miami, e Peru, dia 10 em Los Angeles. Os atletas se apresentam nos EUA dia 1º de setembro. O treinador tem alguns desfalques certos, como o goleiro Alisson e o atacante Gabriel Jesus - o primeiro por lesão na panturrilha, o segundo suspenso por medida disciplinar da Conmebol. Neymar será chamado?

Caixa pode reduzir em mais de 30% juros do crédito imobiliário
O presidente Jair Bolsonaro comentou em sua live semanal que a Caixa vai anunciar uma mudança na política de crédito que vai “mudar a história do crédito imobiliário” no Brasil. Segundo apurou a Folha, o presidente se referia à intenção de reduzir em até 31,5% os juros de financiamentos de imóveis na Caixa, o que deve ocorrer a partir de contratos medidos pela inflação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O atual modelo de cobrança de juros e taxas opera na faixa de 8,5% a 9,5% e tem reajuste feito pela Taxa Referencial (TR). Os contratos pelo IPCA seriam entre 5,82% e 6,82%, de acordo com a Folha. Ou seja, queda de aproximadamente 30%. A medida pode levar outros bancos a também baixarem os juros, já que o banco estatal possui mais de 70% do crédito habitacional no Brasil.

Bolsonaro fará “decisão colegiada” sobre vetos ao projeto de abuso de autoridade
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (15) que irá ouvir seus ministros antes de vetar trechos do projeto de abuso de autoridade, aprovado nesta quarta (14) na Câmara. A decisão colegiada, de acordo com o presidente, é feita “de praxe”. “Você não pode cercear os trabalhos das instituições, mas a pessoa tem que ter responsabilidade. Tem que fazer o que tem que ser feito de acordo com a lei.”  afirmou. Moro já se manifestou contrário ao projeto.

Hackers tentam invadir sistema da Caixa antes de liberação de recursos
O sistema da Caixa sofreu uma tentativa de invasão de hackers na noite da última quarta-feira, que obrigou o banco a tirar do ar o sistema que contém dados de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, e trabalhadores. O ataque foi feito no banco de dados do NIS (Número de Identificação Social). De acordo com informações do site do próprio banco, devem ser cadastrados no NIS trabalhadores da iniciativa privada, beneficiários de programas sociais (o cadastro é feito pelo gestor do programa) e beneficiários de políticas públicas (o cadastro é feito pelos ministérios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário