segunda-feira, 15 de julho de 2019






Polícia italiana apreende míssil em operação contra neonazistas
A polícia do norte da Itália apreendeu, nesta segunda-feira (15), um míssil ar-ar (lançado por uma aeronave com o objetivo de derrubar outra) em "boas condições", mas sem carga explosiva, e outras armas sofisticadas durante buscas realizadas como parte de uma investigação de grupos de extrema-direita na Itália, que estariam recebendo auxílio de forças separatistas russas do leste da Ucrânia.
De acordo com a polícia, três pessoas foram presas, incluindo Fabio Del Bergiolo, 50, ativista do partido de extrema-direita Forza Nuova. Além do míssil, a polícia encontrou nove fuzis de assalto, uma submetralhadora, 7 pistolas, 3 espingardas de caça, 20 baionetas, além de cerca de mil munições e muitas partes de armas. Antigas placas nazistas com suásticas também foram apreendidas na operação.

Vazamento de mensagens põe em xeque governo de Porto Rico

O governo de Porto Rico sofreu um novo golpe no fim de semana, após a publicação de 889 páginas de conversas mantidas por membros da administração, inclusive o governador Ricardo Rosselló, em um chat privado no Telegram. As mensagens, publicadas pelo Centro de Jornalismo Investigativo e vindas de uma fonte anônima, mostram comentários inapropriados, grosseiros e misóginos, além de piadas sobre jornalistas, políticos adversários e ativistas. Segundo o Yahoo News, eles chegaram a fantasiar abertamente sobre o assassinato da prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz.
No fim de semana, os principais aliados se distanciaram de Rossello, lançando dúvidas sobre sua capacidade de construir apoio suficiente para permanecer no cargo até as eleições do ano que vem. O escândalo se soma ao caso de corrupção que abalou o governo na semana passada, quando dois ex-integrantes seniores da administração foram presos e acusados de fraudes por uso indevido de contratos.

Esquerda não consegue formar governo na Espanha
O primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, que comanda o Partido Socialista, disse que as negociações para a formação de um governo com o apoio do partido de extrema-esquerda, Podemos, falharam. Mais de dois meses após as eleições gerais espanholas, Sánchez não conseguiu os votos do Podemos cujo líder, Pablo Iglesias, quer estar no gabinete. Os socialistas rejeitam formar uma coalizão com a sigla.
Sánchez enfrenta um voto de confiança no Parlamento na próxima terça-feira. Se ele não obtiver a maioria absoluta dos votos, haverá uma segunda votação dois dias depois, na qual ele precisará de uma maioria simples. Nesta segunda-feira, Sánchez pediu a dois dos principais partidos de centro-direita que se abstivessem da votação para permitir que ele ganhasse a votação e liderasse um governo minoritário.

Diálogo entre representantes de Guaidó e Maduro será retomado
Depois de um final de semana de prisões e confrontos verbais na Venezuela, o regime chavista e a oposição voltarão a se encontrar em Barbados nesta segunda-feira (15) para mais uma rodada de negociações mediadas pelo governo da Noruega, segundo o Centro de Comunicação Nacional da Venezuela. Na semana passada, ambas as partes se comprometeram em continuar o diálogo (saiba aqui o que está sendo discutido).
O prosseguimento das negociações chegou a ser uma dúvida depois que o regime de Nicolás Maduro prendeu, na sexta-feira (12), dois integrantes do corpo de segurança do líder opositor e presidente interino, Juan Guaidó, por supostamente tentarem vender cinco fuzis roubados da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) - o que Guaidó afirma ser uma "montagem" do regime para pressioná-lo. Apesar disso, o Centro de Comunicação Nacional, da oposição, afirmou que sua delegação comparecerá a Barbados. O regime de Maduro anda não informou sobre a partida de seus representantes a Barbados.

Homem sobrevoa multidão em plataforma voadora na França
Na França, um homem sobrevoou uma multidão com uma "plataforma voadora" durante as comemorações do Dia da Bastilha, no domingo (14), chamando a atenção do público e atraindo aplausos e elogios do presidente da França, Emmanuel Macron. O piloto do Flyboard Air era o inventor e empresário francês Franky Zapata.
A ministra das Forças Armadas, Florence Parly, disse, segundo a emissora francesa BMFTV, que a invenção, movida por cinco motores a jato, é de interesse das forças especiais francesas para diferentes usos, como uma plataforma de logística ou uma plataforma de ataque. "Orgulhoso do nosso exército, moderno e inovador", escreveu Macron ao compartilhar o vídeo no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário