sexta-feira, 19 de julho de 2019






Ingresso do Brasil na OCDE está bastante avançado
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (18), durante transmissão ao vivo pelo Facebook, que o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico "está bastante avançado". Segundo o presidente, "todos os países concordam com a nossa entrada" na OCDE.
Mais cedo, durante a cerimônia de comemoração dos 200 primeiros dias de governo, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que vai criar um conselho de preparação para a adesão do Brasil à OCDE. A organização reúne 35 países de economia avançada e coordena políticas econômicas comuns entre seus membros.

FGTS
O governo estuda deixar que os trabalhadores saquem parcela do FGTS uma vez por ano, no mês de aniversário. Essa seria a 19ª opção de resgate dos recursos do fundo. Hoje, as mais conhecidas são demissão sem justa causa e aposentadoria. Se o trabalhador decidir por essa modalidade, ele deve abrir mão de resgatar o dinheiro caso seja demitido sem justa causa, como antecipou o Estadão/Broadcast. Pelas regras atuais, quando é demitido sem justa causa, o trabalhador pode resgatar todo o fundo.

Investigações suspensas
As investigações da Polícia Federal (PF) que usam dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sem autorização judicial estão suspensas, conforme determinação do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Toffoli afirmou que a decisão "é uma defesa do cidadão".
A PF suspendeu os inquéritos por prevenção, a fim de evitar que futuramente essas investigações se tornassem nulas. Ainda não é conhecida a quantidade de inquéritos afetados pela medida.

'Casca Grossa' é ouro
Ana Marcela Cunha é casca grossa. Dois dias após o tetra nos 5 km, a brasileira venceu os 25 km da maratona e se tornou tetracampeã mundial na Coreia do Sul, com o tempo de 5h08m03s. Com um sprint final bem forte, ela não deu chances para a alemã Finnia Wunrams, que ficou com a medalha de prata, e para a francesa Lara Grangeon, que levou o bronze. A nadadora do Brasil conquistou seu segundo ouro no Mundial de 2019 e sua 11ª medalha na carreira.

Romero Jucá vira réu na Lava Jato
O juiz federal Luiz Antonio Bonat abriu ação penal contra o ex-senador Romero Jucá (MDB) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, no âmbito da Operação Lava Jato, por supostos esquemas de corrupção na subsidiária da Petrobras. Segundo a denúncia, Jucá recebeu pagamentos ilícitos de pelo menos R$ 1 milhão em 2010 em razão de quatro contratos e sete aditivos celebrados entre a Galvão Engenharia e a Transpetro.
A Galvão Engenharia teria pagado propina de 5% do valor de todos os contratos com a subsidiária da Petrobras a integrantes do MDB. Machado teria "a função de arrecadar propinas para seus padrinhos políticos". O dinheiro teria sido direcionados à campanha de Jucá ao Senado, de seu filho à deputado estadual e de sua ex-esposa à deputada federal. A defesa de Jucá disse a denúncia se baseia na palavra de Machado, pessoa que não tem credibilidade, e que deveria ter sido apresentada à Justiça Eleitoral, por envolver crimes eleitorais.

Governo dará atenção especial a religiões africanas
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta quinta-feira (18) que criará uma coordenação específica para a defesa e promoção das liberdades religiosas. O anúncio ocorreu em evento sobre o tema no Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Washington.
Ela disse que o governo brasileiro está seriamente preocupado com os “contínuos atos de intolerância e violência baseados em religião ou crença” mundo afora, particularmente os recentes episódios de perseguição contra seguidores do cristianismo. Acrescentou que, no Brasil, dará atenção especial aos casos de intolerância contra os membros de religiões de matriz africana.

A corrida espacial
O módulo lunar Eagle pousou na Lua dia 20 de julho de 1969, de onde desembarcaram os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin.
Mas pisar na superfície lunar foi, além de marco histórico, uma corrida espacial, estratégica e política entre os Estados Unidos e a União Soviética. Ficou muito claro que a missão não era só científica. É também o início a guerra fria que assustou o mundo anos depois de o homem pisar na Lua.
Essa corrida tornou famosos nomes como Yuri Gagarin, Alan Shepard, Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, entre outros, e equipamentos como Sputnik, Gemini, Mercury, Saturno e Apollo.

Demissões na Ford
A Ford vai demitir cerca de 750 trabalhadores até o fim deste mês em sua fábrica de São Bernardo do Campo, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em fevereiro passado, a montadora anunciou o fechamento da unidade paulista e sua saída do mercado de caminhões da América do Sul. Cerca de 3 mil pessoas de diversos setores trabalham na fábrica.
A montadora foi questionada sobre as declarações do sindicato e disse que não vai se pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário