segunda-feira, 3 de junho de 2019






Mudanças na CNH
O presidente Jair Bolsonaro disse que deve mandar o projeto de lei que altera a CNH para a Câmara até a próxima terça-feira, dia 04 de junho. Nas alterações, estão a proposta de aumento de cinco para dez anos a validade da Carteira de Habilitação e a mudança do limite de pontos em infrações para 40, o dobro do que a legislação atual prevê. 

Vacina contra a gripe
Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abre hoje a vacinação contra a gripe para toda a população. Até a última sexta, 20% do público-alvo ainda não estava imunizado. Faltam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura. A campanha segue até que as doses acabem.
Seis estados atingiram a meta: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Os estados com menor adesão são Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).

Planos de saúde
A partir deste mês, beneficiários de planos de saúde coletivos empresariais já podem migrar para outros planos ou operadoras, com a entrada em vigor das novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), anunciadas no final de 2018. Até agora, somente clientes de planos individuais ou familiares podiam fazer a portabilidade. A portabilidade é o direito de trocar de plano de saúde por alguma insatisfação ou inadequação do serviço, sem precisar cumprir carência (tempo mínimo) no plano novo. 

MP do pente-fino
Termina hoje o prazo para o Senado analisar a medida provisória que estabelece um pente-fino em benefícios previdenciários. A MP foi editada em 18 de janeiro e perderá validade hoje. O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo está mobilizando senadores para garantir a aprovação. Dessa forma, o Senado precisará aprovar o texto, sem promover alterações, em um dia que não costuma haver sessão deliberativa na Casa.

Previdência
O Palácio do Planalto voltou a apostar na aprovação da reforma da Previdência pela Câmara dos Deputados ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão foi retomada após o encontro entre os chefes dos três poderes na semana passada. 

Balança comercial
Saem hoje os dados de maio da balança comercial. Em abril, fora registrado superávit de US$ 6,061 bilhões, informou o Ministério da Economia. Entenda: quando as exportações superam as importações, o resultado é de superávit; quando acontece o contrário, o resultado é de déficit.

Luta contra crime organizado
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, visita a cidade paraguaiana de Pedro Juan Caballero e se reúne com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, e os ministros de Segurança Arnaldo Giuzzio (Paraguai) e Patricia Bullrich (Argentina). O tema principal do encontro será a integração entre os países no combate ao tráfico de drogas.

Venda de veículos
A Fenabrave, associação das concessionárias de automóveis, divulga balanço de maio sobre a venda de veículos. Em abril, a comercialização de novos subiu 6,7%. Foram emplacadas quase 232 mil unidades, contra 217,3 mil no mesmo mês do ano passado. Entre as motos, alta é de 13,7%.

Concursos
Pelo menos 140 concursos públicos estão com inscrições abertas no país hoje, reunindo mais de 21,7 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 15.116,12 para o cargo de médico na Prefeitura de Dona Emma (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário