quarta-feira, 5 de junho de 2019






Dia Mundial do Meio Ambiente
Um levantamento realizado por uma rede de pesquisadores de seis países identificou que 68% das áreas de proteção ambiental e territórios indígenas da Amazônia estão sob ameaça de projetos de infraestrutura, planos de desenvolvimento econômico e atividades de exploração da maior floresta tropical do planeta.
Atualmente, existem 390 milhões de hectares dedicados à conservação ambiental e territórios indígenas, de um total de 847 milhões de hectares da chamada Pan-Amazônia.
Desperdiçando água
Oito estados do país perdem metade ou mais da água que produzem com vazamentos e 'gatos', diz estudo. Prejuízo com a perda de faturamento da água desperdiçada passa dos R$ 11 bilhões em todo o país, aponta Instituto Trata Brasil e GO Associados. Perda na distribuição em Roraima chega a 75%, mas a média nacional é de 38%.

Venda de estatais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará hoje o julgamento em que decidirá se o governo federal pode vender estatais sem autorização do Congresso Nacional. A decisão a ser tomada também valerá para governos estaduais e prefeituras.
O julgamento começou na semana passada com a argumentação de advogados, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria Geral da República (leia detalhes mais abaixo). Nesta quarta-feira, a previsão é que os votos dos ministros sejam apresentados.
Durante o julgamento, os ministros deverão definir ainda a diretriz a ser seguida pela administração pública na venda de estatais, e o entendimento deverá servir como regra.

Decreto sobre armas
Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado projetos que sustam o decreto do presidente Jair Bolsonaro sobre aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema Nacional de Gerenciamento Militar de Armas. O relator Marcos do Val (Cidadania-ES) apresentou parecer favorável ao decreto presidencial, mas a comissão pode analisar pareceres favoráveis à sustação do decreto.

Chile
O governo do Chile afirmou ontem que vai reforçar a instalação de placas que alertem sobre os riscos nas imediações do reservatório El Yeso, local onde uma rocha se desprendeu da montanha e matou duas meninas brasileiras.
Em comunicado, o Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) disse que convocou reunião com os responsáveis pelo parque para discutir maneiras de evitar novos acidentes.

Quatro viram réus no massacre de Suzano
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou denúncia por homicídio e venda ilegal de arma de fogo contra quatro homens, acusados de vender o revólver calibre 38 e munições usados no massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano, ocorrido no dia 13 de março. Os réus vão responder por dez assassinatos (incluindo os dois atiradores), além de outras 11 tentativas - os feridos no ataque.

Guedes quer manter estados e municípios na reforma
O ministro da Economia, Paulo Guedes , defendeu hoje (4) a manutenção dos estados e dos municípios na reforma da Previdência. Ele disse que a decisão final caberá aos deputados, mas advertiu que os governos locais ficarão em situação difícil caso fiquem fora das mudanças nas regras de 
aposentadoria.


Romário
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou à Justiça o senador Romário de Souza Faria por tentar enganar autoridades que apuraram o acidente de carro em que ele se envolveu, em dezembro de 2017. No documento, o promotor Márcio Almeida Ribeiro da Silva afirmou que o ex-jogador "inovou artificiosamente" na ocorrência.
Na ocasião, o carro em que estava o ex-jogador atingiu e feriu um motociclista na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, quando ele voltava de uma partida de futebol com amigos. Romário estava com a carteira nacional de habilitação suspensa, ou seja, não poderia estar dirigindo o veículo.
A assessoria do senador informou que Romário só está respondendo sobre o caso à Justiça.

Futebol
Torneio de Toulon
14h30: França x Brasil
Copa do Brasil
19h15: Cruzeiro x Fluminense
19h15: Athlético-PR x Fortaleza
Amistoso
21h30: Brasil x Catar

Nenhum comentário:

Postar um comentário