quinta-feira, 6 de junho de 2019






Caso Neymar
O jogador Neymar prestou depoimento nesta noite, na Cidade da Polícia, no Rio, sobre o inquérito em que é investigado pela divulgação de imagens íntimas da modelo Najila Trindade, que o acusa de estupro– Neymar nega. Na saída da delegacia, o atacante agradeceu aos fãs que o esperavam: 'Me senti amado'.

Reforma da Previdência
25 dos 27 governadores assinaram uma carta em que pedem que a reforma da Previdência proposta pelo governo mantenha os estados. Eles alertam que o rombo nos sistemas de aposentadoria e pensão dos servidores estaduais poderá quadruplicar nas próximas décadas. Parte dos deputados faz pressão para que o trecho fique de fora do texto. Eles não querem arcar com o desgaste político de aprovar uma medida considerada impopular. O relator da reforma na comissão especial da Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), disse ontem que a Câmara está dividida.

Crianças sem cadeirinha
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse à colunista Andréia Sadi que não será aprovado no plenário o trecho do projeto enviado pelo presidente Bolsonaro que prevê eliminar a multa para motoristas que levarem crianças no carro sem a cadeirinha.

Brasil e Argentina
Bolsonaro fez hoje sua 1ª visita oficial à Argentina. Ele se reuniu com o presidente Maurício Macri em Buenos Aires, com quem tratou de negócios bilaterais e de um acordo entre Mercosul e União Europeia.
O ministro da economia, Paulo Guedes, também participou da visita e afirmou que o acordo com o bloco europeu, que é negociado há anos, deve sair em até quatro semanas.
Bolsonaro também sinalizou apoio à reeleição de Macri e pediu que os argentinos votem com a razão. O governo brasileiro teme o retorno da ex-presidente Cristina Kirchner, que é pré-candidata a vice-presidente na chapa opositora.

Empresas públicas
O STF decidiu que o governo não pode privatizar estatais sem o aval do Congresso e licitação, mas autorizou a venda das empresas subsidiárias. A decisão também vale para governos estaduais e prefeituras.
Uma subsidiária é uma espécie de subdivisão de uma companhia, encarregada de tarefas específicas no mesmo ramo de atividades da "empresa-mãe". A Petrobras, por exemplo, tem 36 subsidiárias, como a Transpetro e a BR Distribuidora; a Eletrobras, 30; e o Banco do Brasil, 16. O governo federal tem, segundo o Ministério da Economia, 134 estatais, das quais 88 são subsidiárias.
A maioria dos ministros foi a favor do que o governo pretendia: a flexibilização de regras para a comercialização de estatais. Para a corrente majoritária, a flexibilização não fere a Constituição e pode favorecer o crescimento econômico.

Lula réu pela 10ª vez
O juiz Vallisney de Oliveira, de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo MP e tornou réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo. Eles são suspeitos de terem recebido propina de R$ 64 milhões da Odebrecht em troca de favores políticos. O empresário Marcelo Odebrecht também responderá a processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário