segunda-feira, 20 de maio de 2019






Trump ameaça e alerta: 
‘Se o Irã quiser lutar, será seu fim’
Donald Trump - Foto: AP/Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou uma nova ameaça ao Irã, ontem, sugerindo que, se o governo iraniano atacar interesses americanos, o país será destruído.

“Se o Irã quer lutar, será o fim oficial do Irã. Nunca ameacem os Estados Unidos de novo”, tuitou.

As tensões entre as capitais Washington e Teerã cresceram a ponto de os Estados Unidos enviarem um porta-aviões, um navio de guerra, aviões bombardeiros B-52 e uma bateria de mísseis Patriot para a região para enfrentar as supostas ameaças iranianas. Além disso, Washington retirou sua equipe diplomática do Iraque, citando ameaças de grupos armados que seriam apoiados pelo governo iraniano.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou anteontem, durante visita à China, que não haverá guerra no Oriente Médio, já que o Irã não deseja o conflito e que nenhum país “tem ilusões” sobre sua capacidade de enfrentar Teerã, de acordo com a agência oficial de notícias Irna.

O Irã classificou as decisões do governo americano como “uma guerra psicológica” e um “jogo político”. Em meio a um crescimento nas tensões entre os dois países, Trump tentou criar um diálogo com Teerã na última quinta-feira, mas a proposta foi rechaçada pelo Irã.

O tuíte de Trump surgiu horas depois de um foguete cair a menos de um quilômetro da embaixada americana em Bagdá, no primeiro ataque desse tipo desde setembro. Um porta-voz das Forças Armadas iraquianas afirmou a repórteres que o foguete teria sido disparado do Leste de Bagdá, região que abriga diversas milícias xiitas apoiadas pelo Irã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário