quarta-feira, 24 de outubro de 2018

➤Jair Bolsonaro


‘Chamaram nossos apoiadores de nazistas 
e vai ficar por isso mesmo?’

Foto: AFP/Reprosução
Após tomar conhecimento de que a conclusão do inquérito sobre cortes em forma de suástica no corpo de uma jovem que havia afirmado ter sido atacada na rua, há duas semanas, em Porto Alegre, tem indícios de “autolesão”, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), partiu para o ataque contra o PT em suas redes sociais no final da manhã de quarta-feira, 24. O presidenciável acusou o Partido dos Trabalhadores de “mentir”, além de usar palavras como “canalhas” e “vagabundos” em suas mensagens.

Bolsonaro usou o Twitter e em uma primeira mensagem, publicou “Quem espalha notícias falsas? CANALHAS! VAGABUNDOS! Sem mentir o PT não existe!”. Anexa à mensagem, uma publicação de Fernando Haddad (PT), seu rival no segundo turno da eleição presidencial, em que o candidato petista lamenta o suposto ataque sofrido pela vítima no Rio Grande do Sul logo após as primeiras notícias sobre o caso foram publicadas. No texto, Haddad, no Twitter no dia 10 de outubro, diz que “há uma escalada da violência” e que “uma jovem de 19 anos foi praticamente sequestrada por três apoiadores de Bolsonaro e teve uma suástica entalhada no seu corpo com um canivete”.

Depois, Bolsonaro colocou outra mensagem. “Vão cobrar resposta sobre mais essa atitude suja ou fingir que nada aconteceu? Chamaram nossos apoiadores, homens, mulheres, idosos, pessoas de família, de nazistas a semana inteira e vai ficar por isso mesmo?”

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu que os cortes em forma de suástica feitos em uma jovem que disse ter sido atacada na rua, há duas semanas, em Porto Alegre, é um caso de “autolesão”. Segundo o delegado Paulo Sérgio Jardim, há indícios de automutilação ou de que tenham sido feitos de forma consentida. A jovem será indiciada por falso testemunho.

O laudo técnico da Polícia Civil conclui que “pode se afirmar com convicção que as lesões produzidas na vítima não são compatíveis com as que seriam esperadas, na hipótese de ter havido efetiva resistência da parte dela à ação de um agente agressor”.

IsrtoÉ/Agência Estado

➤FERIDA COM SUÁSTICA

Investigação e laudo apontam que jovem se automutilou


Investigação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e um laudo do Instituto Geral de Perícias do estado apontam que a jovem que disse ter sido marcada com uma suástica na barriga se automutilou.

O caso ocorreu no último dia 8, em um bairro da região central de Porto Alegre. A estudante de 19 anos disse que carregava uma mochila com um adesivo da bandeira LGBT e os dizeres "Ele não" quando foi atacada por três homens.

Segundo a polícia, desde o primeiro momento havia a suspeita de que ela própria marcou a suástica em seu corpo. O ferimento chegou a ser exibido no horário eleitoral do candidato à Presidência Fernando Haddad (PT).

"Todas as câmeras do local foram vistas e revistas e, em nenhuma delas, ela apareceu. Entrevistamos guardadores de carro, síndicos de prédio, mais de 20 pessoas e nenhuma delas viu", afirmou o delegado Paulo César Jardim.

Segundo ele, o laudo aponta que ou foi autoflagelo ou "ela foi ajudada por alguém, com consentimento". Jardim a descreveu como uma pessoa "doente, que toma remédios fortíssimos"

➤MANO BROW:

“O PT precisa entender o povo”
 

O ato teve a participação de diversos artistas que apoiam o petista. Um deles, o rapper Mano Brown, foi o destaque da noite com seu discurso em tom de crítica ao PT.

“Vim representar a mim mesmo e não representar ninguém. Não gosto de clima de festa e a cegueira que atinge lá atinge cá também. Tem mais 30 milhões de votos de diferença, não tem margem para alcançar. Estou realista. O Partido dos Trabalhadores tem que entender o povo”, disse o músico.

“Falar bem do PT é fácil, tem que falar para uma multidão que precisa ser conquistada, senão vamos cair no abismo”, completou o rapper enquanto algumas pessoas vaiavam, de acordo com o UOL.

O cantor Caetano Veloso assumiu o microfone logo na sequência e tentou amenizar os ânimos de quem esteve presente ao ato. “Há meios de dizer àqueles que se deixaram hipnotizar por essa onda. Estou aqui por isso, assim como vocês e o Mano Brown. O que estamos para defender aqui é a dignidade de cada brasileiro”, afirmou.Segundo Caetano, o discurso de Brown representa a complexidade do momento.

O Brasil tem sido bombardeado há décadas por discursos de sociólogos que usam palavrões em suas análises e apostam na imbecilização da sociedade. Temos que encontrar meios de dizer a esses eufóricos [eleitores do Bolsonaro] do perigo à democracia. Me oponho a ‘cafajestização’ do homem brasileiro”, disse. Caetano declarou apoio a Haddad na semana passada após ter declarado voto em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno.

Haddad foi outro a contemporizar a fala de Brown e disse que era preciso ouvir com cuidado o que o músico falava. “O que ele disse é sério, as pessoas da periferia estão com ódio, desempregadas, tiveram que deixar a universidade. Precisamos abraçar e conversar com essas pessoas, não são nossos inimigos”, disse o candidato.