quarta-feira, 5 de setembro de 2018

➤É como eu penso

“Uruguai viejo”

Rio Uruguai - Foto: Reprodução
Minha avó, Dona Vitalina Gomes de Valls, que era castelhana (minha mãe era uruguaia) sempre contava uma história quando queria falar de uma pessoa insistente.

Todos conhecem, ou já ouviram falar, no rio Uruguai, uma imensidão de águas e que atravessa boa parte do Rio Grande do Sul. No inverno, época das cheias, o Uruguai costuma subir demais, alagando áreas imensas. O pessoal que mora em São Borja que o diga.

Pois minha avó contava que um castelhano, uruguaio como ela, atravessava o rio numa canoa quando caiu e, sem saber nadar, começou a afundar e se afogar. Insistente e para não se entregar, o uruguaio que afundava e voltava sentido que não se salvaria, numa de suas subidas, olhou para aquele mundo de água e, falou “despacito, despacito te voy tragando Uruguai viejo”. O castelhano sabia que morreria afogado, mas não se entregou. Como não tinha salvação, resolveu se conformar e, aos goles, beber toda a água do rio Uruguai.

Conto a história para analisar o que estão fazendo Lula e seus advogados, todos inconformados com o fato do ex-presidente ter sido condenado, em duas instâncias, estar preso desde abril e querer, de todas as formas, voltar a ser presidente do Brasil.
São incontáveis as derrotas da equipe (já foram tentados vários nomes consagrados, inclusive) em suas tentativas de fazer do condenado um candidato ao Planalto. Perdem todas.

Agora, com a candidatura barrada pela maioria (6 X 1) dos ministros do TSE, tentam nova investida, no próprio TSE e no STF, para anular a decisão dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

Apelam, inclusive, para um Conselho de Direitos Humanos da ONU que, na opinião de dois de seus 18 integrantes, “recomendou” que o preso em Curitiba seja candidato. Não colou, já que tal Conselho não tem poderes para interferir nas leis brasileiras e a candidatura foi negada com base na Lei da Ficha Limpa. Lula é Ficha Suja.

Tentam, também, indicar relatores, turmas de votação e ministros sabidamente simpatizantes, ou militantes, do PT, para que julguem seu líder. São insaciáveis!

Quando leio que mais um recurso foi interposto pela equipe que defende o ex-presidente condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, lembro da Dona Vitalina e fico imaginando que o que eles fazem, não passa de uma tentativa de, assim como fez o castelhano ao “tragar o Uruguai viejo”, insistir numa tese que já foi derrotada inúmeras vezes.

Todos os dias os advogados de Lula bebem um gole do “Uruguai viejo” e não sentem que estão se afogando. Ou sentem, mas cumprem ordens!

É como eu penso!

Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário