quinta-feira, 22 de março de 2018

➤Até 4 de abril

STF dá salvo-conduto para Lula


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu dar um salvo-conduto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impedindo que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determine a expedição da ordem de prisão contra o petista até o dia 4 de abril, quando o STF vai analisar o mérito do habeas corpus. A corte não fará sessões plenárias na próxima semana, emendando o feriado da Páscoa.

O pedido foi feito da tribuna pelo advogado José Roberto Batochio, quando os ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski alegaram que diante de compromissos assumidos previamente não poderiam mais continuar na sessão de hoje. A presidente Cármen Lúcia decidiu ouvir os demais ministros. Por 6 a 5, entendeu-se que seria melhor suspender o julgamento, mas impedir a prisão até que a corte analise o tema. 

Prevendo uma vitória, a defesa chegou a pedir que fosse impedida até a realização do julgamento do recurso de Lula na próxima segunda-feira (26). Tal pedido, porém, não foi colocado em votação por Cármen Lúcia, uma vez que Marco Aurélio até já tinha deixado a sessão.

A presidente do Supremo fez questão de ressaltar que a decisão de hoje não tinha "nada a ver" com antecipação de voto sobre uma prisão futura de Lula. A ministra Rosa Weber foi a primeira a votar, mas reiterou algumas vezes que não estava antecipando sua posição sobre o mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário