sexta-feira, 1 de setembro de 2017

➤Meirelles e o PIB

“Entraremos em 2018 em ritmo forte”

Ministro da Fazenda comemorou alta de 0,2% no PIB após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego - Foto:Ag.Brasil/Reprodução

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a alta de 0,2% no PIB do segundo trimestre divulgado pelo IBGE na manhã desta sexta-feira. Em nota, Meirelles considerou que as medidas tomadas pela equipe econômica estão surtindo efeito após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego.

“As empresas estão voltando a contratar. A inflação baixa e a queda consistente dos juros contribuem para a retomada do consumo das famílias. O IBGE mostrou que o consumo familiar voltou a crescer depois de nove trimestres de retração”, diz trecho do texto. 
O ministro também estimou que a melhora vai continuar nos próximos meses. “Entraremos em 2018 num ritmo forte e constante”, escreveu.
Para 2018, Meirelles estima que o crescimento da economia fique entre 2,5% e 3%. A proposta orçamentária enviada ao Congresso tem uma projeção de crescimento mais conservadora, de 2%.

Um dos fatores que impulsionou o crescimento do consumo da família foi a liberação das contas inativas do FGTS, que injetou cerca de 40 bilhões de reais na economia. Boa parte desse dinheiro foi direcionada para o consumo.

O consumo das famílias cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Foi a primeira alta após nove trimestres seguidos de queda, segundo o IBGE.
Agência Brasil/Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário