terça-feira, 27 de junho de 2017

➤RESUMO

Comece o dia bem-informado

Temer denunciado
Janot denuncia Temer ao STF por corrupção passiva. A primeira denúncia é baseada na delação premiada de Joesley Batista, que incluiu uma gravação de conversa com o presidente e implicou também o deputado Rodrigo Rocha Loures. De acordo com a denúncia, Temer usou cargo para receber vantagens indevidas.

Os próximos passos
O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, precisa acolher a denúncia e a Câmara precisa autorizar para só então o STF decidir se abre ou não o processo contra o presidente. Se a investigação for aberta, Temer é afastado automaticamente por 180 dias.

342 votos
Abertura de processo no STF depende de aprovação de 2/3 dos deputados; estratégia do presidente é reunir votos para sepultar acusação o mais rápido possível.

Temer vai brigar
Temer acusará Janot de tentar condená-lo sem provas. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, na noite desta segunda-feira, 26, o presidente traçou com ministros e parlamentares estratégia de reação tanto política como jurídica contra a denúncia que pode afastá-lo do cargo.

Temer mais enrolado
PF conclui que Temer cometeu crime de obstrução de investigação. A conclusão foi encaminhada ao STF no relatório final do inquérito que investiga Temer e Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor especial do presidente.

Governo agora é só bondades
Em meio à crise política e à baixíssima aprovação popular, o governo Temer vai investir agora em “pacote de bondades” na tentativa de estimular a economia.

O novo  Janot
Cerca de 1,2 mil procuradores do MPF escolhem hoje os nomes que farão parte da lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República. O mandato de Rodrigo Janot termina em setembro. A lista será enviada ao presidente Michel Temer, que não é obrigado a indicar os nomes votados.

E a reforma da Previdência?
Com crise política, mercado duvida de aprovação da reforma da Previdência de Temer. Segundo a Folha de S.Paulo, investidores e analistas do mercado financeiro passaram a descartar a aprovação de uma reforma da Previdência robusta pelo governo e agora projetam alterações profundas nas regras de aposentadorias apenas a partir de 2019, com um novo presidente.

Economia em baixa?
Projeções para 2018 apontam recuperação modesta da economia. As expectativas de crescimento econômico têm sofrido reduções expressivas dos analistas de mercado. Segundo o jornal Valor Econômico, bancos e consultorias passaram a revisar as suas previsões na esteira da crise política e da fragilidade da recuperação da economia.

Alívio para Aécio
Supremo deixa para agosto decisão sobre Aécio Neves. Nesta terça-feira, 27, na agenda de trabalho da primeira turma do STF, segundo o jornal Valor Econômico, o tema não está em pauta – e agora a próxima sessão é só em 31 de julho, com a volta do recesso judiciário.

Greve geral amornada
Sindicatos mudam tom de “greve geral” e falam em “mobilização”. Com a expectativa de aderir menos gente, as centrais sindicais chamam a manifestação convocada para a próxima sexta-feira, 30, como “dia de mobilizações e de paralisações”.

Carne sem fiscalização
Falhas na inspeção da carne apontam novo golpe para o Brasil. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) reforçou suas antigas críticas sobre os cortes de verbas e falta de equipe.

Farc desarmada
ONU anuncia que já tem as 7.132 armas individuais das Farc. Hoje, o governo da Colômbia e as Farc participarão de um ato simbólico que marcará o fim do processo de entrega de armas.

Muita grana
A União Europeia aplicou uma multa recorde de € 2,4 bilhões ao Google por abuso de poder econômico. A empresa é acusada de favorecer seu comparador de preços, o Google Shopping, dentro do serviço do próprio buscador, o que é classificado como abuso de poder econômico. Em nota, a empresa afirmou que estuda recorrer da multa.

Sem bigodinho
Coreia do Norte compara Donald Trump a Hitler. Em um editorial da agência estatal KCNA, o slogan 'America First' (América em Primeiro Lugar) de Trump é visto como uma forma de 'nazismo do século XXI'.

Vitória parcial
Enquanto saboreia a volta de parte de seu decreto migratório, Donald Trump enfrenta a revolta de republicanos sobre a revisão do Obamacare.

Sem ter o que comemorar
No Dia do Jornalista na Venezuela, relatório indica que 42 rádios foram fechadas nos primeiros meses do ano.

Previsão do tempo
Tempo aberto, com sol, na maior parte do país. Chove apenas nos litorais nordestino, do RJ e do ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário