quinta-feira, 8 de junho de 2017

➤Chapa Dilma-Temer

TSE deve excluir delação da Odebrecht

Discussão prévia aos votos sugere que 4 ministros optarão 
pela exclusão da Odebrecht no caso; 3 sinalizaram a favor

Ministros Herman Benjamin e Luiz Fux - Foto: Estadão/Reprodução

De hoje até sábado, o julgamento no TSE – que pode cassar a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer – terá mais nove sessões. Essa é a primeira vez que a corte eleitoral julga uma chapa presidencial e a decisão dos magistrados poderá mudar os rumos da crise política – caso optem pela cassação do presidente Temer.

Nas primeiras horas de sessão desta quinta-feira (8), os ministros discutiram se é possível ou não incluir na ação novos fatos que não constavam do objeto inicial do processo, como a tomada de depoimentos de delatores da Odebrecht. Os ministros ainda não votaram sobre essa questão. No entanto, até o momento, 4 ministros sinalizaram ser contra o uso da delação; 3 sinalizaram a favor.

Com as manifestações dos ministros que indicam que as delações da Odebrecht serão excluídas do processo, o resultado seria positivo para o presidente Michel Temer. Até o momento, o posicionamento dos ministros parece ser o seguinte:

A favor da exclusão das delações da Odebrecht: Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e o presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Contra a exclusão das delações da Odebrecht: Herman Benjamin (relator), Luiz Fux e Rosa Weber.

A sessão da manhã chegou ao fim. O TSE volta ao julgamento da chapa Dilma-Temer às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário