terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

➤ULTIMAS

clicRBS - Padilha é internado no hospital das Forças Armadas
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi internado na noite de segunda-feira no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. De acordo com a assessoria do peemedebista, o quadro é de obstrução urinária, provocada por uma hiperplasia prostática benigna. 
Padilha continua em observação e o quadro é estável. O ministro deve ter alta ainda hoje à noite ou amanhã pela manhã. Essa não é a primeira vez que ele é internado em Brasília. Em setembro, Padilha foi para o hospital com pressão alta e em novembro, com labirintite.

Correio do Povo - Bloco de Luta faz protesto pacífico contra aumento do transporte em Porto Alegre
A região central de Porto Alegre foi palco, nesta terça-feira, de mais um protesto contra aumento das tarifas do transporte coletivo. Mesmo sob chuva, o Bloco de Luta Pelo Transporte Público reuniu algumas dezenas de pessoas e começou sua manifestação em frente à prefeitura.
A concentração começou por volta das 18h, antes da marcha começar. Depois da prefeitura, o grupo seguiu pela Avenida Borges de Medeiros, sem registro de depredações. "Pode chover, pode molhar, mais um aumento eu não vou pagar", gritaram embaixo do Viaduto Otávio Rocha.
O destino final foi o Largo Zumbi dos Palmares. O protesto ocupou brevemente a Avenida Loureiro da Silva, parando o trânsito, mas posteriormente dispersou. Não houve depredações ou confrontos com a BM.
A Brigada Militar fez o monitoramento à distância. Também foi improvisada uma cerca com cabos de aço no entorno do Paço Municipal para prevenir depredações.

Estadão - Cabral admite que 'pode' ter usado helicópteros oficiais para fins particulares
O ex-governador do Rio Sérgio Cabral afirmou em depoimento que "pode" ter usado helicópteros oficiais para fins particulares durante sua gestão, mas justificou que o uso desse meio de transporte ocorria por questões de segurança. O peemedebista viajava frequentemente para sua casa de veraneio em Mangaratiba.
"No fim de semana posso ter me deslocado para compromissos particulares", afirmou em resposta à juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes.
Cabral também disse que convidados foram transportados no helicóptero oficial. "Pode ter havido casos excepcionais, mas não era rotina. Às vezes iam autoridades que iam despachar ou passar fim de semana comigo [em Mangaratiba]", afirmou.
O ex-governador declarou que havia recomendação para o uso da aeronave por causa da segurança. "Chegavam denúncias e ameaças a mim e a minha família", afirmou.
Ele também confirmou que já usou mais de um helicóptero oficial para o seu deslocamento e de seus familiares. "Tinha vezes que ficava até muito tarde no Palácio, eventualmente meus filhos e mulher iam antes e eu ia depois."

Portal G1 - Jucá pede desculpas por usar expressão 'suruba' ao discutir foro privilegiado
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu desculpas nesta terça-feira (21) por uma declaração que deu no dia anterior ao jornal "O Estado de S. Paulo" na qual usou a expressão "suruba" para se referir a propostas de restringir o foro privilegiado para políticos.
"Se acabar o foro, é todo mundo. Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba. Não é uma suruba selecionada", declarou o senador ao repórter.
Na semana passada, o ministro do STF Luís Roberto Barroso decidiu levar para o plenário do STF uma proposta para restringir o foro. Ele defende a criação de uma vara judicial específica para autoridades públicas. A proposta tem o apoio de outros ministros.
Nesta terça, Romero Jucá disse apoiar a proposta do ministro e defendeu que o foro privilegiado não seja empregado em questões como a de violência doméstica, por exemplo.
"Eu disse que apoiava a discussão proposta pelo ministro Barroso e pelo ministro Fachin. Acho que o foro privilegiado tem que ser discutido realmente. Não tem sentido o foro privilegiado servir para algumas coisas, por exemplo, um parlamentar que bate em uma mulher. Isso não tem que ser discutido no Supremo, não é foro privilegiado”, justificou.
Jucá afirmou que, na fala sobre a "suruba", não deu uma "declaração oficial" – disse que estava "brincando" com o jornalista enquanto se dirigia ao gabinete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário