terça-feira, 18 de outubro de 2016

RAPIDINHAS



Níveis de rios ainda podem subir até sábado no RS, prevê Defesa Civil
Pelo menos três rios do RS estão em alerta por conta das cheias, conforme medição feita no começo da manhã desta terça-feira (18). De acordo com a Defesa Civil do Estado, a situação é preocupante porque a previsão é de chuva até quinta-feira (20), o que pode fazer com que a água suba até o sábado (22). Em São Sebastião do Caí, o nível do rio Caí está em 14,56 metros. A medição aponta que a água está 9,56 metros acima do considerado normal, conforme dados mais recentes divulgados pela Defesa Civil. O mesmo rio Caí, na cidade de Montenegro, está com 7,46 metros, 1,46 acima do nível de alerta. Em Estrela, no Vale do Taquari, o rio Taquari está com 18,48 metros, 1,48 acima do nível de alerta. Ao todo, 85 famílias foram levadas para abrigos nas cidades de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, Nova Petrópolis, na Serra, Cachoeira do Sul, na Região Central, e em Parobé, no Vale do Paranhana.

Vendas do comércio caem 0,6% em agosto, diz IBGE
As vendas do comércio varejista brasileiro seguiram em queda em agosto. Em relação ao mês anterior, a retração foi de 0,6%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (18). “Com a piora no mercado de trabalho, com a aceleração dos preços e as taxas de juros ainda elevadas... isso inibe as compras no varejo. Todo aquele consumo que você pode postergar ou substituir acaba sendo impactado”, disse Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE.  Segundo Isabella, em agosto, o varejo está 12,9% abaixo do nível de novembro de 2014, quando foi registrado o "momento mais alto" da atividade. "Era um momento do mercado de trabalho em crescimento e de inflação mais controlada, além de incentivos ao crédito para o consumidor".

Em artigo, Lula faz ataque político à Lava Jato
Em artigo escrito para a edição desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu em três processos, apela novamente à tática de politizar a Operação Lava Jato e as demais investigações contra ele – e, dessa maneira, nada explicar sobre as acusações. Como de praxe, Lula atacou os inimigos de sempre: a Justiça, a imprensa livre e a tal ‘elite’ que trabalha incansavelmente para que os mais pobres percam benefícios sociais ou deixem de andar de avião, de acordo com a retórica petista. Diz que é vítima de uma ‘caçada’ e que nada conseguiu se comprovar contra ele. Também ataca a ‘ignorância’ dos agentes da lei. “Às vésperas de completar 71 anos, vejo meu nome no centro de uma verdadeira caçada judicial. Devassaram minhas contas pessoais, as de minha esposa e de meus filhos; grampearam meus telefonemas e divulgaram o conteúdo; invadiram minha casa e conduziram-me à força para depor, sem motivo razoável e sem base legal. Estão à procura de um crime, para me acusar, mas não encontraram e nem vão encontrar”, escreveu.

Após críticas, Freixo retira de programa promessa de revisar IPTU
Candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo voltou atrás e excluiu de seu programa de governo a promessa de revisar o IPTU de proprietários de imóveis da cidade. O psolista tem afirmado que, se eleito, fará uma reforma tributária e corrigirá distorções na cobrança do imposto a fim de tornar a taxação mais justa. Uma primeira versão do programa de governo do candidato tinha três medidas de revisão do IPTU: “Atualizar a Planta Genérica de Valores e os fatores de correção”; “Rever o fator de correção de idade para o cálculo do valor venal dos imóveis”, e “Atualizar os critérios de enquadramento das Unidades Autônomas Populares (UAPs)”. Agora, o novo documento, apesar de prever uma reforma tributária, não lista mais esses itens.

Em uma viagem a Brasília em 2008, para encontro de 50 minutos com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Taiguara Rodrigues (sobrinho da primeira mulher de Lula) ganhou uma foto autografada do tio (Lula) com o objetivo de entregá-la ao “Dr. Helder Beji”. Helder ocupou cargo de chefia no Tribunal de Contas de Angola. A fotografia ajudou muito na relação com “Beiji”, anotou Rodrigues, em material que foi apreendido pela Polícia Federal. As informações estão na denúncia feita pelo Ministério Público Federal à Justiça, no começo de outubro, contra Lula. Ele é acusado de fazer lobby para a Odebrecht conseguir empréstimos no BNDES para realizar obras em Angola. Segundo investigadores, uma empresa aberta por Taiguara Rodrigues, a Exergia Brasil, ganhou mais de R$ 30 milhões em contratos com a Odebrecht.

Nenhum comentário:

Postar um comentário