sexta-feira, 12 de agosto de 2016

RAPIDINHAS


Governo irá acelerar autorização de empréstimos para os Estados
A Fazenda se recusa a conceder benefícios adicionais ao Norte e ao Nordeste na proposta de renegociação da dívida dos Estados, mas admite dar incentivos fora do âmbito do projeto que tramita no Congresso. Para contornar a falta de caixa, o governo decidiu acelerar a autorização de empréstimos para Estados que não atingiram seus limites de endividamento. Norte e Nordeste reclamam que a renegociação de débitos contempla as regiões mais endividadas, como Sul e Sudeste. Um ministro ironizou a exigência de tratamento igualitário para o Norte e o Nordeste: “Quer dizer que distribuímos remédio de graça e o sujeito, que não está doente, vem reclamar que ficará sem injeção?”


Cardozo entrega defesa final de Dilma no processo de impeachment
Responsável pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-ministro José Eduardo Cardozo entregou nesta sexta-feira (12), a três minutos do encerramento do prazo, os documentos finais da defesa da petista no processo de impeachment. O documento de 670 páginas, chamado no jargão jurídico de resposta ao libelo acusatório, além de rebater os argumentos da acusação, apresenta uma lista com seis testemunhas que a defesa quer ouvir durante o julgamento final de Dilma, que está previsto para acontecer no fim deste mês. Agora, tanto o libelo acusatório como a resposta a ele serão encaminhados ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também preside o processo de impeachment.


Lupi diz que senadores do PDT estão "cientes" de que devem votar contra o impeachment
Apesar da irritação pela insistência dos senadores Acir Gurgacz (RO) e Lasier Martins (RS) em votar pela continuidade do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff , o presidente do PDT, Carlos Lupi  , disse que vai aguardar para ver o comportamento dos dois senadores ao fim do processo, quando se decidirá em definitivo sobre o mandato da presidente afastada. Segundo Lupi, a orientação do partido é contrária ao impeachment e a punição possível para quem desobedecer a ela é a expulsão do partido. Lupi afirma que o assunto foi deliberado na convenção partidária e que “eles [Acir e Lasier] estão cientes”. O senador Lasier Martins afirmou: “Vou manter a coerência sobre meu voto, que está amparado no Artigo 33 da Lei do Impeachment. Ele [artigo] garante aos senadores o voto de consciência sem as orientações partidárias ou de bancadas”. Já o senador Acir Gurgacz, embora procurado, não se manifestou.


Marisa e filho de Lula decidem se calar em depoimento, e PF lamenta
Marisa Leticia Lula da Silva e Fábio Luis Lula da Silva, esposa e filho do ex-presidente Lula, informaram que ficarão em silêncio no depoimento à  PF. Ambos foram intimados a prestar esclarecimentos no inquérito que apura a propriedade de um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. A força-tarefa da Operação Lava Jato suspeita que a propriedade seja do ex-presidente e que tenha sido omitida nas declarações de renda. Por outro lado, Lula afirma que ele e a família frequentam o espaço na condição de amigos dos proprietários – os sócio de Fábio Luis Lula da Silva, Jonas Leite Suassuna Filho e Fernando Bittar. A Polícia Federal caracterizou a decisão como "lamentável". "Apesar de sempre terem alegado estarem a disposição das autoridades para o esclarecimento dos fatos quando intimados, buscam evitar o comparecimento, notadamente diante de tantos fatos a serem esclarecidos", diz o delegado Marcio Anselmo.


Lula acha que renascimento do PT tem de passar pelo Nordeste
No encontro que teve com parlamentares do PT nesta semana em Brasília, o ex-presidente Lula afirmou que o partido renascerá a partir do Nordeste, onde tem seus mais altos índices de aprovação. Na avaliação dele, a legenda precisa manter e ampliar sua base social na região. Para isso, pediu que os nomes nacionais da legenda circulem para além de seus locais de atuação política. Para Lula, o impeachment de Dilma, já consumado, é uma oportunidade para sair das cordas. “Agora é possível ir para a guerra sem medo”, disse. “A disputa municipal é o recomeço.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário