segunda-feira, 25 de julho de 2016

Previdência

Governo quer regime único

Ministro Eliseu Padilha - Casa Civil - Foto: Reprodução
O governo do presidente interino Michel Temer estuda a criação de um regime único para a Previdência Social e pretende incluir a proposta na reforma que deve enviar ainda neste ano ao Congresso Nacional, disse nesta segunda-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Em entrevista a jornalistas após participar de um evento da Aeronáutica, Padilha disse que o regime único é um “desejo” de Temer, mesmo que seja necessário um período longo de transição para se chegar ao mesmo modelo para os trabalhadores do setor público, setor privado e os militares.

“Nós vamos ver quais seriam as variáveis e qual seria o tempo de transição para esse regime único e quais seriam as disparidades”, explicou Padilha aos jornalistas, afirmando que o regime único de Previdência já é adotado, segundo ele, por muitos países.

“O certo é que a voz foi do presidente. Ele pediu um estudo, ainda não está feito”, disse o ministro, acrescentando que o regime único deverá ser incluído na proposta de reforma da Previdência que o governo pretende enviar ainda neste ano ao Congresso Nacional.

Padilha também foi indagado sobre as declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de que será necessário aumentar impostos caso o Legislativo não aprove uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que impõe um limite ao crescimento dos gastos públicos.

O chefe da Casa Civil afirmou que a palavra de Meirelles sobre a área econômica do governo “é lei”, mas afirmou que, como um ministro que atua na área política, ele tem confiança na aprovação da PEC.

Ele reiterou também que o governo Temer quer evitar ter de elevar tributos, ao mesmo tempo que disse que cabe à Fazenda, comandada por Meirelles, observar o comportamento das receitas e das despesas.

Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário