segunda-feira, 27 de junho de 2016

Rapidinhas


Perícia vê ação de Dilma em decretos, mas não identifica nas pedaladas
A edição dos decretos sem autorização do parlamento e as "pedaladas fiscais" embasaram o pedido de impeachment que afastou Dilma do comando do Palácio do Planalto. A solicitação de impedimento, apresentada pelos juristas Miguel Reale Júnior, Hélio Bicudo e Janaina Paschoal, se concentrou em duas acusações relativas a 2015: decretos de crédito suplementar assinados pela presidente sem autorização do Congresso e os atrasos no repasse de dinheiro para bancos públicos. O relatório da área técnica do Senado, que tem 223 páginas, destaca que ocorreram irregularidades na liberação dos créditos suplementares sem aval legislativo e nos atrasos de pagamentos de subsídios do Plano Safra aos bancos públicos.

Varejo de alimentos fecha mais de 14 mil estabelecimentos em 4 meses
De janeiro a abril deste ano, 14,3 mil pontos de venda do varejo de alimentos fecharam as portas do país, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número corresponde a quase 12 mil estabelecimentos a mais do que o registrado no mesmo período de 2015 (quando foram encerrados 2,4 mil pontos de venda), ou uma açta de quase 600%. O segmento engloba os hiper, supermercados e mercadinhos e os pontos de venda de produtos alimentícios, bebidas e fumo. O número não inclui restaurantes e bares. Segundo a CNC, o fechamento destes 14,3 mil pontos de venda resultou em um corte de 29,7 mil vagas formais de emprego no período.

Número de empresas inadimplentes cresce 13% em maio, diz SPC
O número de empresas inadimplentes no Brasil cresceu 13% em maio, em comparação com mesmo mês do ano passado, de acordo com o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado nesta segunda-feira (27).   Na passagem de abril para maio, sem ajuste sazonal, a alta foi de 0,71% na quantidade de empresas negativadas. A quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas teve um aumento ainda maior em maio - comparado com mesmo período de 2015, com alta de 16,21%. Já na passagem de abril para maio, o valor cresceu 0,86%. A região em que mais aumentou o número de empresas negativadas no último mês foi a Nordeste, com avanço de 14,69% na comparação com igual período de 2015. Em seguida aparece o Centro-Oeste, que registrou avanço de 13,72% na mesma base de comparação, o Norte (12,49%) e o Sul (10,89%)

Procurador diz que ação da PF na casa de Gleisi Hoffmann foi legal
O procurador da República Andrey Borges de Mendonça, que integra a força-tarefa da Operação Custo Brasil, disse que "não se podem transformar o foro (privilegiado) por prerrogativa e os imóveis funcionais em bancas de impunidade". Andrey defendeu a legalidade da missão de busca e apreensão realizada no apartamento onde vive a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) com o marido Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento e de Comunicações – ele é apontado como o principal beneficiário do milionário "esquema Consist". "Não há nenhum tipo de imunidade territorial, imunidade de imóveis", afirmou Andrey. "O único tipo de imunidade no Brasil é de embaixadas."

Lula tenta evitar acordo do PDT com Eduardo Paes
A rotina do ex-presidente Lula não se resume à Operação Lava Jato. Ele tenta convencer o presidente do PDT, Carlos Lupi, a não fornecer uma vice mulher ao PMDB na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. O sonho do prefeito, Eduardo Paes, é que uma mulher pedetista divida a chapa com seu candidato Pedro Paulo, acusado de espancar a ex-mulher. Lula quer que o PDT indique a vice da deputada Jandira Feghali, pré-candidata pelo PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário