segunda-feira, 25 de abril de 2016

Bom Dia

O impeachment e a violência!


Começa hoje o caminho do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado Federal. A Comissão Especial, composta por 21 senadores, será instalada nesta segunda-feira e terá o poder de recomendar, ou não, o prosseguimento do processo encaminhado pela Câmara Federal.

O que chama a atenção nos momentos que antecedem a instalação da Comissão é que ela, de seus 21 membros, tem 16 favoráveis ao impeachment e apenas cinco contrários. O que significa dizer que dificilmente o processo será barrado entre os senadores. Se aprovado, o relatório final da Comissão será encaminhado ao plenário onde, hoje, um número expressivo de senadores tende a aprovação. Lembre-se que são necessários 41 votos para que o processo prossiga. Dos 81 senadores, 48 já definiram seus votos em favor do impeachment e 20 são contra. Restam 21 indecisos ou que não declararam o voto. De qualquer forma, a decisão pelo impeachment parece irreversível.

Com a aprovação do relatório da Comissão e prosseguimento do processo, a presidente será afastada por 180 dias, assumindo o vice Michel Temer. Mas isto só deverá acontecer por volta do dia 12 de maio.

Enquanto o processo caminha no Senado, Temer prepara um provável time para governar o Brasil. Nem ele nem os convidados confirmam, mas a verdade é que alguns ministros já estão definidos. O maior exemplo é o ministério da Fazenda, cujo titular deverá ser Henrique Meirelles. Também é certo que Michel Temer deverá diminuir o número de ministérios, extinguindo alguns ou agregando outros a uma única pasta. Os próximos dias dirão o que realmente acontecerá caso Temer venha a ser presidente do Brasil.

Aqui em Porto Alegre, em meio a uma chuva forte e que acabou causando prejuízos ao trânsito e aos que decidiram por um feriadão no final de semana, fomos abalados por mais um episódio violento em que a Brigada Militar acabou eliminando quatro marginais que haviam ferido dois brigadianos e foram mortos em tiroteio na frente do Hospital Cristo Redentor.

A polêmica maior teve origem em reportagem de uma emissora de televisão que questionou o comandante da BM sobre o que classificou de “exagero” na ação policial.

Em casa, tentando me livrar de mais uma crise de labirintite e uma gripe, fui para o computador pesquisar a repercussão nas redes sociais. Hoje em dia, é nas redes que se tem a medida exata do que pensa a população sobre determinado assunto.

Não deu outra. Acho que mais de 90% dos que se posicionaram sobre o assunto, ficaram ao lado dos brigadianos. Li comentários, inclusive, de gente que não se conforma com o fato de que aqueles que mais criticam a ‘falta de segurança’ e de policiamento adequado, tomem posição contrária ao que fez a Brigada, eliminando quatro indivíduos, todos com diversas passagens por delegacias da Capital e três deles, inclusive, envolvidos em assassinatos.

Mas é assim mesmo. As opiniões divergem muito quando se trata de analisar algo no qual não estamos diretamente envolvidos. Será que se algum familiar dos que condenaram a ação da BM tivesse morrido por um tiro desferido pelos ‘suspeitos’, estaria agora defendo a ação deles ou se posicionaria ao lado dos brigadianos?

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário