terça-feira, 1 de março de 2016

Rapidinhas


Campanha de Dilma teve recursos de caixa 2 em 2010
A campanha da presidente Dilma Rousseff, em 2010, contou com dinheiro ilegal, de caixa 2, para pagamento de fornecedores. Os recursos, que superaram R$ 5 milhões, foram repassados pela empreiteira Andrade Gutierrez à agência de publicidade Papper, que trabalhou para o PT. 
A confissão foi feita, em delação premiada, por 11 executivos da empreiteira, segundo os quais, os repasses ocorreram para atender a pedido direto de um dos coordenadores da campanha petista. A Andrade Gutierrez e a Papper firmaram contrato fictício para dar aspecto de legalidade ao crime eleitoral. O roteiro da delação premiada prevê também revelações sobre irregularidades havidas em obras da usina nuclear de Angra 2, da hidrelétrica de Belo Monte, na Petrobras e em três estádios da Copa do Mundo (Arena Amazonas, Maracanã e Mané Garrincha, em Brasília).

PF cumpre mandado e prende vice-presidente do Facebook
O vice-presidente do Facebook no Brasil, Diego Dzodan, foi preso nesta terça-feira (1), pela equipe da Polícia Federal da Delegacia de Repressão Entorpecentes de São Paulo chegar no Aeroporto de Guarulhos. A ordem de prisão preventiva, quando não há prazo para a soltura, foi feita pelo juiz de Sergipe, Marcel Maia Montalvao, da comarca criminal de Lagarto, a partir de um mandado de prisão por descumprimento de ordem judicial. Segundo investigadores, a decisão teria relação com descumprimento de uma ordem judicial expedida a empresa. A pedido do juiz, o Facebook deveria quebrar o sigilo de mensagens de envolvidos em crimes interestaduais de tráfico de drogas. As mensagens foram trocadas pelo aplicativo WhatsApp, de propriedade do Facebook. O processo corre em segredo de justiça.

Tribunal de São Paulo suspende circulação do jornal "Metro"
 A 1° Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, na quarta-feira (24), decisão de novembro de 2015 sobre a saída de circulação do jornal Metro de São Paulo e de outras capitais do Brasil. Os desembargadores Fortes Barbosa e Pereira Calças seguiram o relator, Francisco Loureiro, negando recurso do Metro, editado, no Brasil, pelo Grupo Bandeirantes numa parceria com a empresa sueca Metro Internacional. Os desembargadores entenderam que o jornal Metro viola o uso da marca Metrô News, jornal gratuito que circula desde 1971. O prazo para cumprimento da decisão judicial é de 30 dias. Ambos são tablóides e distribuídos nas estações de metrô de São Paulo. Segundo a Bandeirantes, “não se trata de decisão final e o processo está em andamento”. Os jornais Metrô News e Metro afirmam ter circulação de 150 mil exemplares por dia.

'Polícia Federal continuará seu trabalho', diz futuro ministro da Justiça
O futuro ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, afirmou nesta terça-feira (1º) que a Polícia Federal (PF) continuará seu trabalho sem alterações, apesar da troca no comando da pasta. Segundo Lima e Silva, as instituições brasileiras estão maduras para se manterem inalteradas mesmo com troca de atores. Um dia após ser anunciado para o Ministério da Justiça, Lima e Silva se reuniu com o atual chefe da pasta, José Eduardo Cardozo, para tratar da transição. Ele ficou cerca de duas horas com o antecessor na sede do ministério. A previsão é de que a cerimônia de posse ocorra até quinta-feira (3). A ida de Cardozo do Ministério da Justiça para a Advocacia-Geral da União (AGU) gerou controvérsias entre oposicionistas e integrantes da base aliada. Nesta segunda-feira (29), logo após o Palácio do Planalto confirmar a dança de cadeiras no primeiro escalão, governistas afirmaram considerar a mudança "normal" e "de rotina". Já integrantes da oposição se disseram preocupados com a troca, sugerindo haver interesse do governo em controlar a Polícia Federal, especialmente por conta das investigações da Operação Lava Jato.

Começa nesta terça-feira o prazo de entrega das declarações de IR
A pressa pode ser inimiga do contribuinte na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda, avisam os especialistas. Erros de digitação, como inverter a ordem de números ou trocar ponto por vírgula, são comuns e podem ser um transtorno. Portanto, faça a declaração com calma, tome conhecimento das regras para este ano, junte os documentos e comprovantes e comece. O prazo de entrega, que começa hoje, vai até as 23h59 de 29 de abril, logo há tempo para evitar dores de cabeça no futuro. Alguns erros são recorrentes, e o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, alerta que é importante checar os dados das empresas, os valores recebidos, os gastos dedutíveis e bater os números antes de fazer o envio da declaração. Entre as falhas que mais levam contribuintes para a malha fina, está a omissão de uma segunda fonte pagadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário