quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Rapidinhas


CPI da Petrobras aprova convocação de Dirceu e Marcelo Odebrecht
A CPI da Petrobras aprovou a convocação de José Dirceu e Marcelo Odebrecht nesta quinta-feira (27). O ex-ministro da Casa Civil  e o presidente do grupo Odebrecht deverão prestar depoimento sobre a suspeita de participação no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato na semana que vem em Curitiba, onde estão presos. O depoimento será prestado a uma comitiva de deputados federais, que estarão na capital paranaense de segunda-feira (31) a quinta (3). 

Pesquisa interna do DEM mostra alta rejeição a Dilma em Salvador
Impressionou lideranças do DEM da Bahia a altíssima rejeição da presidente Dilma Rousseff registrada em Salvador, medida em recente pesquisa interna do partido. Dos entrevistados que declararam voto em Dilma, nada menos do que 76% se disseram arrependidos e mudariam o voto se pudessem. A alta rejeição a Dilma na Bahia já foi medida inclusive por sondagens internas do PT. A presidente Dilma Rousseff conquistou 70% dos votos válidos no segundo turno das eleições do ano passado. 

Eduardo Cunha tem 15 dias para responder à denúncia da Lava Jato
Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, terá 15 dias para responder às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro feitas a partir da Operação Lava Jato. O prazo começa a ser contado nesta quarta-feira (26) e se estende até as 19h de 9 de setembro. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada. O deputado poderá contestar as acusações da PGR e apontar erros na investigação, para tentar convencer os 11 ministros do STF a rejeitar a denúncia. O Supremo irá decidir se o peemedebista responderá a ação penal como réu, mas esta decisão não tem prazo.

Gilmar Mendes vota por multar Dilma em R$ 25 mil
O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta quinta-feira pela aplicação de uma multa de 25.000 reais à presidente Dilma Rousseff por considerar que a petista utilizou um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, às vésperas da Copa do Mundo de 2014, para fins eleitorais. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do presidente do TSE, Dias Toffoli. Segundo Gilmar, a fala da presidente ganhou contornos eleitorais após ela ter chamado adversários políticos de "pessimistas" por criticarem o risco de fracasso do Mundial de futebol. "Não se pode admitir que a mandatária maior da nação faça distinção entre brasileiros, para tratar em termos de 'nós' os que apoiam o seu governo e de 'eles' os pessimistas, aqueles que não o apoiam. Usa-se o pretexto da Copa do Mundo para fazer pronunciamento puramente eleitoral", disse o ministro.

Caixa Econômica lucra 3,5 bilhões no 1º semestre
A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido de 3,5 bilhões no primeiro semestre dde 2015, resultado 2,8% maior que o registrado no mesmo intervalo do ano passado. No segundo trimestre, o lucro ficou em 1,9 bilhão de reais, aumento de 25% ante os três meses anteriores e praticamente estável no comparativo anual, quando ficou em 1,87 bilhão de reais. A instituição teve um crescimento na carteira de crédito de 17,4% em 12 meses, para 648,1 bilhões de reais, mas o índice de inadimplência em operações vencidas há mais de 90 dias passou de 2,77% no segundo trimestre do ano passado para 2,85% nos três meses encerrados em junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário