quinta-feira, 23 de julho de 2015

Rapidinhas


Marcelo Odebrecht pede habeas corpus ao STJ
A defesa de Marcelo Odebrecht, preso na Operação Lava Jato desde junho, entrou nessa quarta-feira, 22, com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Devido ao período de recesso do Poder Judiciário, o pedido liminar deverá ser analisado pelo presidente da Corte, Francisco Falcão, que está no plantão do Tribunal.
O presidente da construtora Odebrecht já teve pedidos de liberdade rejeitados pela Justiça Federal no Paraná e no Tribunal Federal Regional da 4ª Região.
Odebrecht está preso preventivamente em Curitiba desde junho por decisão do juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato na 1ª instância. 

MP pede condenação de Cerveró, Youssef, Baiano e Júlio Camargo
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação judicial do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, do lobista Fernando Baiano, do consultor Júlio Camargo e do doleiro Alberto Youssef por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
As alegações finais, última fase na tramitação dos processos, antes da sentença do juiz, foram apresentadas pelo Ministério Público Federal na quarta. Foi em uma audiência desta ação que Júlio Camargo afirmou que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB), pediu US$ 5 milhões para viabilizar um contrato de navios-sonda na Petrobras. O deputado nega.
Além disso, o MPF pede a devolução de R$ 296 milhões e que as penas sejam cumpridas, incialmente, em regime fechado. O dinheiro refere-se aos valores desviados da Petrobras mais o ressarcimento pelos danos causados aos cofres públicos.

Berlusconi diz que está perto de ‘virar santo’
O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, pivô de uma série de escândalos judiciais e sexuais, disse que não comete mais pecados nem em pensamento. Berlusconi disse ainda que poderia ser ministro na Rússia.
— Estou perto da santidade. Não cometo mais pecados, nem em pensamento — afirmou o ex-premier, brincando com senadores de seu partido, o Forza Italia (FI), durante um jantar em um hotel em Roma.
No mesmo evento, Berlusconi também disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que é seu amigo pessoal de longa data, ofereceu a cidadania russa e o posto de ministro da Economia de Moscou.
No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, minimizou o impacto da declaração e destacou que Putin ofereceu apenas um apoio moral ao ex-premier.
— Esta não é uma posição oficial, já que é, naturalmente, impossível — comentou.

Pílula do dia seguinte antiaids começa 
a ser distribuída nesta quinta-feira (23)
O uso unificado da “pílula do dia seguinte” para aids começa a valer a partir desta quinta-feira (24). Com a publicação no Diário Oficial da União do novo protocolo de diretrizes terapêuticas, todas as pessoas que tiverem enfrentado uma situação de risco para o vírus HIV passam a ter acesso aos medicamentos antiaids em qualquer serviço especializado.
A profilaxia pós-exposição, como o tratamento é chamado, é indicado para todos que tiveram risco de contato com o vírus causador da aids. Isso pode acontecer tanto num acidente ocupacional, como médicos ou enfermeiros que tiveram contato com sangue de paciente, quanto com vítimas de violência sexual ou pessoas que tiveram relação sexual desprotegida. Para ter eficácia, no entanto, o tratamento, feito ao longo de 28 dias, tem de ter início no máximo até 72 horas após a exposição ao vírus. O ideal é que o ele seja iniciado nas primeiras duas horas após a exposição.
O objetivo da nova estratégia é facilitar o acesso e, principalmente, evitar a recusa de alguns serviços de fornecer a terapia, eficaz para prevenção da doença. 

Justiça dá novo prazo para presidente da Odebrecht explicar mensagens
A Justiça Federal concedeu novo prazo para que o presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, apresente as explicações para as anotações que a Polícia Federal (PF) encontrou em seu celular. O prazo venceria hoje (23), mas, a pedido da defesa, o juiz Sérgio Moro o estendeu até a próxima segunda-feira (27).
O pedido de mais tempo foi apresentado ontem (22). Os defensores de Odebrecht informaram que não poderiam cumpri-lo porque não tinham se encontrado com seu cliente, preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
As mensagens foram encontradas no celular do empresário durante as investigações da Operação Lava Jato, que apura esquema de desvio de recursos da Petrobras para pagamento de propinas a altos executivos da estatal e políticos.

Extradição de Pizzolato é novamente suspensa até dezembro
Mais uma vez, a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi adiada e deverá ocorrer apenas em dezembro, informaram os senadores italianos Maria Cecilia Guerra e Luigi Manconi nesta quinta-feira (23). O novo adiamento ocorre porque Pizzolato terá que comparecer a um tribunal italiano no dia 14 de dezembro para responder sobre o processo de falsidade ideológica. Ao fugir do Brasil, o ex-diretor do BB usou um passaporte falso, com a identidade de seu irmão, para ingressar e viver na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário