quarta-feira, 13 de maio de 2015

Sem condições de pagar

Mais de 55 milhões estão inadimplentes


A cada dez brasileiros, quatro estão inadimplentes. Em abril houve aumento de 3,77% no número de devedores em relação ao mesmo mês do ano passado e alta de 1,16% em comparação a março. De acordo com os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 600 mil pessoas foram inseridas em cadastros de devedores negativados no mês passado. No total, são 55,3 milhões de brasileiros estão devendo – o que equivale a 37,9% da população entre 18 e 95 anos. O número de dívidas em atraso também apresentou alta, de 5,02% na variação anual e 2,83% na mensal, maior crescimento para abril desde o início da série histórica, em 2010.

Os resultados mostram que a inadimplência, que vinha em trajetória de queda desde agosto de 2014, quando a variação da quantidade de dívidas atrasadas atingiu um pico de 5,43%, volta a subir este ano. Ao fim do ano passado, houve queda no estoque de dívidas e o consumidor conseguia arcar com os compromissos, mas os índices macroeconômicos deste ano mudaram o cenário.

 “Imaginávamos que fosse haver uma estabilidade nos níveis da inadimplência, mas o que vimos foi que a piora da economia se sobrepôs. O ajuste ao longo deste ano foi um pouco mais forte do que se esperava, mas, mais que isso, falta planejamento”, afirmou Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário