quarta-feira, 27 de maio de 2015

Escândalo na FIFA

Marin e mais seis estão presos


Foto: AFP
Um terremoto sacudiu a Fifa nesta quarta-feira com a detenção em Zurique, a pedido das autoridades dos Estados Unidos, de seis dirigentes suspeitos de corrupção, a dois dias da eleição para a presidência, na qual Joseph Blatter buscará o quinto mandato à frente da entidade. Segundo as autoridades suíças, pelo menos nove dirigentes são suspeitos de aceitar suborno de milhões de dólares desde os anos 90.

O jornal New York Times (NYT), que revelou o caso, afirmou que policiais suíços compareceram a um hotel de luxo de Zurique durante a madrugada. Entre os acusados e detidos, o jornal e a rede britânica BBC mencionam o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin. Segundo o NYT, além de Marin estão presos Mr. Li, Jeffrey Webb, Jack Warner, Julio Rocha, Costas Takkas, Rafael Esquivel, Eugenio Figueredo e Nicolás Leoz, ex-presidentes da Conmebol. 

Ao mesmo tempo, a Promotoria da Suíça apreendeu documentos eletrônicos na sede da Fifa, em uma investigação penal por suspeitas de "lavagem de dinheiro e gestão desleal" relacionadas à escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

"Os enriquecimentos ilegítimos teriam acontecido ao menos em parte na Suíça", afirma o ministério da Justiça. A investigação teria começado em 10 de março. Segundo o jornal New York Times, as acusações se referem a casos de corrupção dos últimos 20 anos, em particular as escolhas das sedes dos Mundiais, direitos de marketing e televisão, assim como fraude e lavagem de dinheiro.

As acusações envolvem uma dezena de pessoas, segundo o jornal, mas algumas delas não estão no momento em Zurique.Entre os dirigentes atuais ou passados da Fifa acusados estão Jeffrey Webb (Ilhas Cayman), membro do comitê executivo, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jack Warner (Trinidad e Tobago), ex-membro do comitê executivo, já envolvido em outros casos de corrupção.

O jornal americano também cita o costarriquenho Eduardo Li, o nicaraguense Julio Rocha, Rafael Esquivel, presidente da Federação Venezuelana de Futebol, e o paraguaio Nicolás Leoz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário