quarta-feira, 27 de maio de 2015

Escândalo na FIFA - 2

Copa 2014 - Justiça dos EUA 
vai investigar escolha do Brasil 


Autoridades encontram indícios de irregularidades nos contratos da CBF com a Nike, apontam suspeitas nos contratos da Copa do Brasil e Libertadores e dizem que a escolha do país como sede do Mundial do ano passado é alvo da investigação

As autoridades americanas irão investigar o processo de seleção para a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (27), a procuradoria-geral dos Estados Unidos confirmou que o Mundial de 2014 também é alvo do processo envolvendo a Fifa.

Loretta E. Lynch, procuradora-geral dos EUA, afirmou ainda que o Departamento de Justiça do país está “determinado a acabar com a corrupção no mundo do futebol”. “Os detidos utilizaram suas posições de confiança para pedir subornos em troca dos direitos comerciais, e o fizeram várias vezes, ano após ano, torneio após torneio”, afirmou Lynch, ao lado do diretor do FBI, James B. Comey.

Segundo os EUA, as investigações contêm acusações a respeito de pagamento de suborno do contrato da CBF com “uma grande marca esportiva americana”. Também cita pagamentos de contratos relacionados à Copa do Brasil, competição anual organizada pela entidade, e à Libertadores, pela Conmebol.

Além de José Maria Marin, foram detidos também Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Eles participariam do congresso da Fifa e da eleição da entidade, que ocorre nesta sexta (29).

Os detidos devem ser extraditados para os Estados Unidos, onde a Procuradoria de Nova York faz a investigação. Os procuradores, durante coletiva à imprensa em Nova York, confirmou que a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 será apurada, mas não deu mais detalhes porque as investigações ainda estão em andamento. “Não podemos falar mais sobre isso”, afirmaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário