quarta-feira, 25 de março de 2015

Bom Dia!

Central Única dos Trabalhadores


Faz muito tempo que venho pensando sobre as reais finalidades da CUT. Desde sua fundação, ela foi esticando seus tentáculos sobre todos os sindicatos, transformando entidades que deveriam lutar pelos direitos trabalhistas de cada categoria, em braços do PT. Dificilmente a gente encontra alguma diretoria de sindicato que não seja ligada, de alguma forma, ao Partido dos Trabalhadores. E estão lá faz muitos anos.

Falo com algum conhecimento, pois pertenci ao Sindicato dos Jornalistas, como associado, e me decepcionei a partir do momento em que, quando trabalhava na Câmara de Vereadores, recebemos a visita da direção do sindicato pedindo que cada jornalista se manifestasse sobre se a entidade no RS deveria apoiar a candidatura de Lula. Na época, considerei o fato um absurdo já que, mesmo quem apoiasse a candidatura petista, tinha o direito de não se manifestar. Depois, um sindicato querendo que a categoria apoiasse politicamente A ou B? A justificativa era a de que a categoria deveria ter um posicionamento político. De lá para cá, poucos sindicatos conseguiram manter uma neutralidade em relação ao engajamento político.

Agora, depois de muitos anos, leio que há um movimento de associados ao Cpers querendo desfiliação da CUT. Vinte e sete, dos 42 núcleos da entidade, estão aprovando a desfiliação. E justificam sua posição no fato de que, há muito tempo, a CUT está atrelada aos governos no RS e federal, em detrimento do que realmente interessa aos professores.

Um texto assinado pela ex-presidente, Rejane de Oliveira, informa que o Cpers contribui, mensalmente, com R$ 128 mil para a CUT. Alega a ex-presidente, que este dinheiro tem servido para pagar o salário de Delúbio Soares, “mensaleiro condenado por compra de votos no Congresso durante o governo Lula”

Será que não está na hora de todas as categorias revisarem suas posições sindicais e exigirem que o sindicato volte a ser a entidade defensora dos direitos dos trabalhadores? Será que o dinheiro que cada sindicato envia mensalmente para a CUT, é empregado na defesa das diversas categorias? Ou serve apenas para que uma entidade forte e rica trabalhe pela manutenção de um único partido no poder?

Acho que está bem caracterizado o motivo pelo qual a cor vermelha é predominante nas bandeiras, faixas e camisetas da Central Única dos Trabalhadores.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário