quarta-feira, 25 de março de 2015

Área do Estaleiro Só

Projeto prevê parque e torre comercial


 
Audiências públicas debaterão a viabilização do chamado Parque do Pontal, nos dias 8 e 9 de abril. Equivalente a um décimo do Parque Farroupilha, o projeto prevê um parque público com cerca de 3,6 hectares, mais uma torre comercial e um shopping center.

Depois de ter recebido a classificação de "afeito" da prefeitura municipal, o Parque do Pontal deverá atender algumas modificações estabelecidas desde que o projeto foi vetado por uma consulta popular em 2009. Naquele época, estavam previstas construções para comercio e moradia, além de uma torre com 26 andares.

O Parque deverá ter somente comércio e serviços, a torre comercial será reduzida para 22 andares, além de ciclovia, praças, recantos, fontes e atrações como jatos de água soncronizados e um relógio de sol.

Antes, o projeto passará por audiências públicas, deverá apresentar Estudo de Viabilidade Urbanística e receber autorização definitiva da Comissão de Análise Urbanística e Gerencimaneto (Cauge).

Um centro comercial com bares, restaurantes, lojas, cinema, 1721 vagas de estacionamento, divididas em três pavimentos, fazem parte do projeto que, segundo os empreendedores, deverá ter obras iniciadas em janeiro de 2016, com previsão de inauguração do shopping center em junho de 2018 e o restante do Pontal em setembro do mesmo ano.

Embora a expectativa favorável de quem bancará o empreendimento, existem opiniões divergentes. A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) pretende estudar os relatórios ambientais e verificar se há meio de barrar a iniciativa.

— É um novo ataque à concepção de uma orla pública e com objetivos culturais, de lazer e esporte. O projeto coloca novamente espigões na orla — argumenta.

Já os responsáveis afirmaram apenas ter a "expectativa de que o projeto seja aprovado". No texto de apresentação do Pontal, argumentam que "Historicamente, e diferentemente do restante da orla do Guaíba, a área do empreendimento não permitia o acesso da população à orla. E essa é a grande premissa da localização do Parque do Pontal: retomar a relação entre a cidade e o Lago Guaíba através da criação de um parque com espaços de convívio e contemplação. Dessa forma, a localização do empreendimento se justifica por si só."

Nenhum comentário:

Postar um comentário