segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Execução?

Promotor argentino que denunciou Cristina
é encontrado morto com tiro na cabeça

Promotor Alberto Nismann
Alberto Nismann, promotor argentino que denunciou a presidente Cristina Kirchner por suposto encobrimento do Irã em atentado contra associação judia, foi encontrado morto, com tiro na cabeça, no banheiro de sua casa, no bairro de Puerto Madeiro, em Buenos Aires.
Hoje (19), Nismann compareceria ao Congresso para detalhar denúncias contra Cristina e vários colaboradores do governo, pelo suposto encobrimento do atentado que causou 85 mortos eferimentos em mais de 300 pessoas, em 1994.
A deputada opositora Patricia Bullrich, uma das primeiras a ir à casa de Nisman após saber de sua morte, explicou para a imprensa que o promotor tinha revelado a ela que tinha sido ameaçado e que tinha transmitido sua preocupação à Procuradoria-Geral para que reforçassem sua segurança. Para ela,”um promotor morto antes de fazer um relatório em uma causa onde há terrorismo internacional, parece de uma enorme gravidade”.
Nisman contava com gravações de conversas telefônicas entre as autoridades iranianas e agentes de inteligência e mediadores argentinos que demonstrariam que a Argentina assinou um acordo com o Irã que implicaria no encobrimento dos suspeitos do atentado contra a Amia em troca de impulsionar o comércio bilateral e a troca de petróleo por grãos, em um contexto de crise energética no país sul-americano.
A oposição esperava conhecer hoje novos detalhes durante o pronunciamento de Nisman no Congresso, enquanto o governo apressou-se a fechar fileiras em defesa de Cristina Kirchner, acusando o promotor de mentir e de se deixar arrastar por conflitos internos na Secretaria de Inteligência.

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário