segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Inflação subindo

Copom deve aumentar a Selic

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) deste ano, que começa amanhã (2)  e termina na quarta-feira, o Banco Central deve elevar a taxa básica de juros mais uma vez, apesar da fraca atividade econômica do país. No mercado financeiro, as apostas estão divididas entre altas de 0,25 ponto percentual e de 0,50 ponto. O consenso é de que, como a inflação se mantém persistente, o BC vai continuar o aperto monetário e aumentar a Selic, hoje em 11,25% ao ano.

Pesquisa realizada com 49 economistas mostra que a maioria, 29 especialistas, prevê que o BC subirá o juro em 0,25 ponto percentual, para 11,50% ao ano. Outros 20 analistas apostam que a autoridade monetária optará por uma alta mais agressiva, de 0,50 ponto percentual, como parte dos esforços da nova equipe econômica para recuperar a confiança do mercado.


O cenário da economia brasileira é bastante delicado. O Produto Interno Bruto (PIB) está praticamente estagnado, com um crescimento pífio de  0,1% no terceiro trimestre do ano, depois de dois períodos em queda que configuraram uma recessão técnica. Mesmo com a fraca atividade econômica, a carestia não deu tréguas e o Banco Central corre o risco de descumprir a meta de inflação pela primeira vez em uma década. O objetivo central, de 4,5% ao ano, nunca foi alcançado no governo de Dilma Rousseff, que, agora, pode até não conseguir fechar o ano abaixo do limite permitido, de 6,5%. Até outubro, o índice acumula variação anual de 6,59%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário