quarta-feira, 5 de março de 2014

Máscaras em protestos

Tarso diz que não vai proibir

 “Essa lei não tem nenhuma função ou objetivo”. A opinião é do governador Tarso Genro sobre a lei aprovada pela Câmara Municipal e que proíbe o uso de máscaras durante protestos. Para ele, a única função da proposta seria "reformular a estética do movimento”. Em manifestação após a aprovação da lei, Tarso afirmou que a proibição do uso de máscaras fere o direito de manifestação e criminaliza movimentos sociais.
Já o gaúcho José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio de Janeiro, pensa diferente de Tarso. Segundo Beltrame, após a sanção da lei, ocorrida em setembro de 2013, houve redução significativa na violência dos protestos. “Que legitimidade tem uma pessoa de requerer alguma coisa mascarada em um momento em que o país exige transparência?”
Agora, Beltrame está pressionando o Senado para acelerar a votação de uma lei que proíba mecanismos de ocultação da identidade por participantes de protestos. A proposta do secretário  tipifica o crime de desordem e estabelece procedimentos a serem observados pelas autoridades e cidadãos durante protestos. “O sentido não criminalizar a manifestação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário