quinta-feira, 13 de março de 2014

Bom Dia!

Direito de greve
Jamais discuti o direito que os trabalhadores tem de fazer greve quando se sentem prejudicados ou reivindicam algum direito. Acho justo que procurem a forma mais radical para forçar o patrão a conceder o que pedem. Mas faço algumas ressalvas quanto ao desenrolar das manifestações e posicionamento diante de decisões judiciais.
Agora mesmo, por mais de 40 dias, os funcionários dos Correios paralisaram suas atividades reivindicando ajustes no plano de saúde e benefícios salariais. Muitos contribuintes ficaram sem correspondência, boletos de cobrança não chegaram, causando um certo prejuízo a muitas pessoas e comerciantes. Faz parte. É da democracia que os trabalhadores utilizem seus direitos para buscar melhorias em suas carreiras.
Ontem, o TST decidiu declarar ilegal a greve nos Correios e deu um prazo para que os trabalhadores voltem a exercer suas atividades. Se não retornarem ao trabalho até amanhã, sexta-feira, haverá uma multa diária aplicada ao sindicato da categoria. Serão descontados 15 dias de salário e os outros 27 serão compensados daqui pra frente.
Pois hoje, escutando declarações da representante dos trabalhadores, fiquei sabendo que o sindicato estará reunido, ainda na parte da manhã, para decidir se aceita o julgamento do TST ou não. Os trabalhadores dos Correios que, pelo que entendi, não aceitam o que foi decidido pelo Tribunal, vão dizer se seguem em greve ou não.
Exatamente aí começam minhas ressalvas em relação ao direito de greve. A decisão não foi da justiça? E decisão judicial não é para ser cumprida? Outra coisa. Os funcionários, que estão parados faz 42 dias, terão 15 dias descontados de seus salários e os demais serão compensados, provavelmente com trabalhos extraordinários.
Claro que entendo a situação e não defendo que os funcionários fiquem sem qualquer salário no fim do mês. Mas o que justifica que apenas 15 dias sejam descontados de seus salários? Não estão sem trabalhar faz 42? Quem para por tanto tempo, tem noção de que não está trabalhando e deve pagar pela paralisação. Principalmente quando a greve é considerada ilegal. Exigir abono dos dias parados e se posicionar contra o que a justiça decide, pelo menos para mim, é incompreensível.
Mas repito que sou a favor do direito de greve, mas com ressalvas!

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário