segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Presidente do BC

“Juros devem continuar subindo”
O que vai garantir que a alta recente dos preços seja revertida é juro alto. Em outras palavras, esse foi recado dado pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ao discursar no V Fórum sobre inclusão financeira, realizado em Forteleza.
Anfitrião do evento, Tombini não se limitou a comemorar a implementação no país de novas modalidades de pagamentos de dívidas e transferência de dinheiro com uso do celular, cartões pré-pagos ou moedeiros eletrônicos.
Dos cerca de 20 minutos da sua fala, um pouco menos da metade foi dedicado ao tema crescimento e inflação.
Segundo Tombini, a atuação do BC tem tido como foco fazer os investidores, empresas e consumidores perceberem que a alta dos preços nos últimos 12 meses é "um processo de curta duração".
E quer, com isso, diminuir os danos que a elevação dos índices preços tende a causar na economia, inibindo, por exemplo, investimentos.
Em seguida, o presidente do BC sinalizou que, nesse esforço, os juros deverão continuar subindo.

"Nesse sentido progressos tem sido obtidos. Entretanto, para que inflação observada nos últimos 12 meses efetivamente se revele um processo de curta duração, a política monetária deve se manter especialmente vigilante", disse Tombini. (Agência Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário