sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Arquivos do Claudio Dienstmann

Na Copa de 1950 Porto Alegre tinha 394 mil habitantes
Exatamente no dia 1º. de julho de 1950, em plena primeira Copa do Mundo no Brasil, o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, informou que o município de Porto Alegre tinha 394.151 habitantes (apenas 27% da sua população atual, 1.470 mil). Foi assim que a cidade recebeu dois jogos da quarta edição dos 19 Mundiais, e o primeiro no Brasil, no Estádio dos Eucaliptos – Iugoslávia x México dia 28 de junho, México x Suíça a 2 de julho.    

O Eucaliptos tinha sido inaugurado em 1931, com um pavilhão social de madeira na Rua Silveiro, demolido a partir de 1948 e substituído por um de concreto. O novo estádio, que ganhou também uma arquibancada do lado oposto, na Rua  Dona Augusta, foi inaugurado com um Gre-Nal, a 25 de junho, três dias antes de Iugoslávia x México; o Grêmio venceu, 1x0, gol de Ariovaldo, o Detefon.

No início daquele ano de 1950, em 28 de fevereiro, o presidente da república, marechal Eurico Gaspar Dutra, veio a Porto Alegre e inaugurou 433 casas e o estádio da Vila IAPI, mais o conjunto residencial dos bancários. Outras inaugurações aconteceram antes da Copa: 8 de abril o Hospital Petrópolis, 12 de abril o City Hotel – que recebeu as delegações da Iugoslávia e Suíça.

Em 1950 o futebol de Porto Alegre tinha o campeonato metropolitano, o citadino, com sete clubes: Cruzeiro, Corinthians (nome na época do Força e Luz), Grêmio, Internacional, Nacional, Renner e São José. O vencedor saía para disputar o título gaúcho com o interior.

Na época a cidade tinha mais de 30 cinemas, no Centro e nos bairros, e os principais filmes em exibição foram “O céu mandou alguém” com John Wayne no Carlos Gomes, “Golpe de misericórdia” com Joel McGrea e Virginia Mayo no Rio, “Pecadora arrependida” com Maria Antonieta Pons no Marabá e Baltimore, Cantinflas em “O sabichão” no Central, o Vera Cruz com Myrna Loy e Robert Mitchum em “O vale da ternura”.  

Em junho de 1950 um apartamento de dois quartos no recém-inaugurado Edifício Maringá, na Rua Doutor Flores 245, custava 94.740,00 cruzeiros, cerca de 250 salários mínimos da época – hoje aproximadamente 170 mil reais. Para consternação da sua clientela, a Casa Comercial Iaccarino (Uruguai 300) anunciava o seu fechamento, com uma grande liquidação – cobertores de casal a 85 cruzeiros, pullovers a 22,20, pares de meias a cinco ... 

Dick Farney veio à cidade em junho de 1950 para cantar no Clube do Comércio, e Porto Alegre ganhava a sua Orquestra Sinfônica, com maestro húngaro, Pablo Komlós. Ivoti entrou em ebulição dia 9 de junho com a notícia da queda de um “disco voador” – minúsculo mas disco voador! –, que logo se constatou ser na verdade apenas um equipamento de meteorologia caído de um balão.

Em 13 de junho, Porto Alegre criava o “Dia dos Namorados”. Pelo mundo afora, a 27 de junho, na véspera de Iugoslávia x Suíça, os Estados Unidos entraram na Guerra das Coreias, quando a do Norte invadiu a do Sul.

Depois da Copa, prefeitos de nove municípios gaúchos se reuniram em Caxias dia 24 de julho – Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias, Encantado, Guaporé, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Prata e Veranópolis – para pedir à União e ao Estado maior participação no imposto de renda e no fundo rodoviário nacional. A 28 de julho de 1950 um enorme e moderno avião Constellation da Panair do Brasil bateu contra o Morro do Chapéu, em Sapucaia, matando todos os seus 50 ocupantes – 44 passageiros e seis tripulantes. (Claudio Dienstmann)
Obs: Texto publicado no site da SECOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário