segunda-feira, 17 de junho de 2013

SUS: Emergências operam com o dobro da capacidade
Foto: Agência RBS
Hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão operando com o dobro de sua capacidade em suas emergências adulta e pediátrica. Hospital de Clínicas, Nossa Senhora da Conceição e da Criança Conceição, estão atendendo acima de seus limites.

No setor de emergência adulta do Clínicas, que tem 49 leitos, 90 pessoas estavam em atendimento no início da tarde. Na emergência pediátrica, 16 pessoas aguardavam atendimento, enquanto o hospital tem capacidade para receber nove pacientes.
Na emergência adulta do Conceição, que tem capacidade para atender 50 pacientes, 67 aguardavam atendimento no dia de hoje. Na pediatria, 18 crianças precisavam ser atendidas num local com capacidade para 14 pacientes.

A superlotação atingiu também os hospitais do Complexo Hospitalar Santa Casa. No Hospital da Criança Santo Antônio, a espera por atendimento pediátrico chegou a três horas no setor particular nesta manhã. Sete crianças eram atendidas em oito leitos. A emergência pediátrica do Hospital São Lucas, da PUCRS, tinha apenas um leito vago. No setor adulto, os médicos atendiam a 27 pessoas em local idealizado para 13. 

A emergência infantil do Hospital Moinhos de Vento, que atende pacientes particulares e convênios, e que apresentou quadro de superlotação no final de semana com 21 pessoas, nesta segunda operava com 17 pacientes. (Com CP online/Conteudo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário