segunda-feira, 24 de junho de 2013

Eleições 2014: Muita água ainda vai rolar
São muitas as informações e suposições quanto aos possíveis candidatos aos cargos que estarão sendo disputados em 2014. No próximo ano, estaremos elegendo governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Neste final de semana surgiram muitas especulações sobre nomes que andam transitando pelos comentários políticos. Na realidade, muitas notícias refletem o desejo de cada partido de poder contar com candidatos fortes.
Para governador, as coisas dependem, para uma definição, principalmente da decisão do PDT que poderá ter candidato próprio, com Vieira da Cunha, manter a aliança com o PT e apoiar Tarso Genro ou, o que é menos provável no momento, partir para outra composição envolvendo o PSB, por exemplo. O que é certo é que Tarso é candidato à reeleição, Ana Amélia concorre pelo PP e o PMDB vai decidir entre Rigotto, que insiste que não disputará o governo, e José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias.
Para o senado, a coisa é um pouco mais complicada. Temos uma vaga que, atualmente, é ocupada por Pedro Simon (PMDB) e que não decidiu se disputa ou não. Germano Rigotto e Ibsen Pinheiro, podem disputar a vaga de Simon, caso ele não concorra.

No final de semana, recebi a informação de que o jornalista José Antonio Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet, ao contrário das notícias que falam sobre sua candidatura à Câmara Federal, pretende mesmo é disputar uma vaga no Senado. Como ele, até onde se sabe, é filiado ao PMDB, passa a ser uma alternativa. Mas há os que sustentam que ele poderá sair do PMDB e filiar-se ao PDT para concorrer ao lugar de Simon. Aí a coisa se complica,  pois um colega seu, o jornalista Lasier Martins, parece ter o mesmo objetivo.
Lasier, parece certo, não disputará pelo PDT caso este se alie ao PT na eleição do ano que vem. Caso isso se confirme, poderá ficar ao lado de Ana Amélia, formando uma dupla de ex-funcionários da RBS disputando o governo e o senado.
Diante de tudo isso, haja água pra rolar por debaixo da ponte até que tudo se defina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário