quarta-feira, 10 de abril de 2013



AL vai recorrer de decisão que altera número de deputados

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul,  Pedro Westphalen (PP), afirmou nesta quarta-feira (10) que o parlamento gaúcho vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que redefiniu o número de deputados federais na Câmara dos Deputados e fez com que o estado perca um parlamentar a partir da próxima legislatura, passando de 31 para 30 representantes. Além disso, o parlamento gaúcho perderá três deputados para as eleições de 2014, caindo de 55 para 52.
O deputado Pedro Westphalen defendeu que os parlamentos de outros estados também façam o mesmo para aumentar o peso do recurso. Há a possibilidade de ajuizar uma ação conjunta entre os estados. "É uma decisão que vai ter um longo caminho, vai ter muita discussão, muito contraponto", ponderou.
O pedido do presidente já foi encaminhado à Procuradoria-Geral da Casa, que vai avaliar os recursos cabíveis. “Como a Assembleia não fazia parte do processo, iremos em busca das informações para verificar quais os eventuais recursos cabíveis", explicou o procurador-geral, Fernando Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário