quarta-feira, 10 de abril de 2013


Gurgel garante investigação de Lula com ‘isenção de sempre’
Reagindo à afirmação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu - condenado a 10 anos e 10 meses de prisão no julgamento do mensalão - de que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), iria absolvê-lo, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse hoje no STF que os condenados no processo têm que deixar "de mostrar a postura arrogante que têm mostrado nos últimos tempos". Ele afirmou também que as investigaçõe sobre a eventual participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo serão feitas com isenção.
"Isso está no primeiro grau e será feito com a isenção de sempre. O que é importante é que asseguramos mais uma vez a efetividade desse julgamento", salientou. Segundo Gurgel, é difícil haver uma revisão criminal. "Não vejo (a possibilidade). Antes de mais nada é preciso dar efetividade à decisão. Expedir os mandados de prisão e afastar os parlamentares que estão no Congresso Nacional e estão condenados", completou.
Também hoje, o ministro Luiz Fux afirmou que não vai polemizar com José Dirceu. O petista afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que Fux teria prometido absolvê-lo. Ao saber da presença de jornalistas na entrada reservada aos ministros do Supremo, Fux pediu à sua assessoria que divulgasse apenas uma frase sobre o assunto. “Ministro do Supremo não polemiza com réu”, informou o gabinete de Fux.
O acórdão do mensalão deve ser publicado entre hoje e amanhã e, a partir de então, as defesas poderão entrar com recursos. "Acho que mais uma vez o que se procura é jogar de alguma forma, procurar prejudicar a honorabilidade do julgamento realizado pelo Supremo. Acho que se vai continuar sempre tentando mostrar ou acusar o julgamento de ter sido tendencioso, quando na verdade tivemos um julgamento exemplar”, afirmou Gurgel.(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário