terça-feira, 2 de abril de 2013


Dilma afaga PR e nomeia Cesar Borges para o Ministério dos Transportes
Em mais uma operação para obter apoio à campanha por um segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff cedeu ao comando do PR e trocou o titular dos Transportes. 
O novo ministro é o ex-governador baiano César Borges, que ocupava a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil. Borges substitui Paulo Sérgio Passos, que assumiu a pasta dos Transportes no rastro da "faxina" administrativa - demissões por suspeitas de corrupção e fraudes em ministérios - promovida no primeiro ano do governo Dilma, em junho de 2011.
Dilma resistiu o quanto pôde a trocar Passos. Depois de uma "novela" que durou mais de dois meses, porém, ela avisou o senador Alfredo Nascimento (AM), presidente do PR e ex-ministro da pasta, que só aceitaria a substituição se o escolhido fosse Borges. A posse será na terça-feira, 2.
Apesar dos protestos da bancada na Câmara, que queria a indicação de um deputado federal, o ex-ministro Nascimento - que foi defenestrado da pasta - fechou acordo com Dilma, provocando um racha no partido. Caso não fosse contemplada, a direção do PR ameaçava apoiar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possível adversário de Dilma em 2014.
Com a troca desta segunda-feira, 1, sobe para quatro o número de mudanças no primeiro escalão. No último dia 15, a presidente fortaleceu o PMDB no governo e, a exemplo do que fez com o PR, também cedeu ao grupo do PDT que havia saído da Esplanada na esteira da "faxina". (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário